No noticiário P7 deste sábado (17), a Ipiranga FM recebeu a Secretária de Educação, Esporte e Lazer do município de Palmeira, Márcia Regina Pereira Ristow, para uma entrevista sobre o retorno das aulas em nível municipal. A conversa abordou temas como o número de alunos, atividades extracurriculares, projetos de construção e ampliação de escolas, além de parcerias na área educacional.
Márcia Ristow começou a entrevista destacando que o município possui aproximadamente 3500 alunos na rede municipal, distribuídos em 3 escolas e 5 CMEI’s, totalizando 18 unidades, além do polo de atendimento da UAB. Ela ressaltou a importância dos profissionais e contou que a educação municipal já ultrapassa mais de 500 colaboradores.
A secretária também comentou sobre os planos para o ano, mencionando atividades extracurriculares como o programa de formação continuada e o projeto lógica do pensar, que é um novo projeto de ensino da matemática. Ela destacou também que eventos como o pré-bol, minibol, JEPAL, e o tradicional Desfile Cívico do 7 de abril estão sendo organizados.
Reformas
Quanto às expectativas de reformas e construções de novos CMEI’s, Márcia explicou que há um pedido ao governo federal através do Programa de Ações Articuladas (PAR), aguardando a liberação de verbas. No entanto, destacou a boa notícia sobre o início da construção da quadra coberta na Escola Integrada e a licitação para a quadra coberta da Escola Municipal de Queimadas.
Chamamento do concurso público
A entrevista abordou também a recente contratação de profissionais aprovados no concurso público, Márcia contou que inicialmente foram contratados 30 profissionais, e até o presente momento foram realizadas 50 contratações. Já na área de educação física foram convocados 10 professores, preenchendo as vagas planejadas.
Márcia falou sobre o desafio de preencher vagas de agentes educacionais, ela disse que foi chamada a lista inteira dos aprovados, mas que ainda é necessário contratar mais profissionais, diante disso, a secretária anunciou um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para suprir a demanda.
CEAD – Centro Especializado de Atendimento à Diversidade
A parceria entre a Secretaria de Educação, as escolas e o CEAD – Centro Especializado de Atendimento à Diversidade foi enfatizada por Márcia, ressaltando o apoio essencial na inclusão de mais de 200 crianças com necessidades especiais. “Essa parceria foi fundamental, atualmente temos mais de 200 crianças no município com algum tipo de desafio, seja TDAH, autismo, deficiência motora, auditiva, ou visual. Diante desse quadro, a realização das avaliações pela prefeitura se torna desafiadora, pois ultrapassamos as 200 crianças laudadas”, disse.
Márcia comentou que os professores frequentemente expressam preocupações sobre crianças que não estão aprendendo ou enfrentam alguma dificuldade. “A presença do CEAD, com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, é fundamental. Eles oferecem atendimento clínico no município, fazendo toda a diferença para as crianças. No final do ano, algumas crianças receberam alta, outras continuam com atendimento, e graças às psicopedagogas, ao setor da diversidade e ao CEAD, podemos acompanhar e orientar os professores no trabalho com essas crianças”, destaca a secretária.
Escolas em tempo integral
A secretária finalizou a entrevista falando sobre a possibilidade de ampliação das escolas em tempo integral no município. Márcia expressou a esperança de construir uma nova escola no alto da Vila Rosa e mencionou o projeto de escola integral em Guaraúninha. “Nós temos um pedido junto ao PAR e ao MEC para a construção de uma nova escola no alto da Vila Rosa, especificamente a Escola Ana Ferreira, que temporariamente fechou. A intenção é transformá-la em uma escola de tempo integral, mas isso requer a construção da estrutura. A proposta do governo federal é promover escolas de tempo integral e nós também acreditamos, e está no planejamento da Secretaria a construção de mais uma escola desse tipo. Além disso, estamos considerando a possibilidade de ter uma escola de tempo integral em Guarauninha e, futuramente, em outras localidades no interior. Acreditamos que as crianças se desenvolvem melhor em tempo integral, participando de atividades pedagógicas e diferenciadas ao longo do dia”, finalizou.