Saúde do município esclarece principais dúvidas sobre teste rápido para Covid-19
A Prefeitura Municipal de Palmeira informou recentemente que todas as Unidades de Saúde possuem um responsável para realizar o teste rápido para Covid-19 e todos os pacientes com sintomas respiratórios devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro para realizar o teste.
Ângela Haas Dias, da Vigilância em Saúde explica que qualquer pessoa que esteja com os sintomas respiratórios gripais há mais de 24 horas, como dor de cabeça, dor de garganta, coriza, febre, desconforto respiratório, deve procurar a sua unidade de saúde de referência para lá ser avaliado pela equipe, para posterior testagem. “Nas Unidades de Saúde os testes realizados são testes rápidos, então é feita a coleta do material e o resultado sai em alguns minutos, Já as gestantes e as pessoas internadas, elas não realizam coletas de teste rápido e sim coletas de RT-PCR onde o material coletado é enviado ao laboratório e esse resultado demora alguns dias para sair”, explicou a profissional.
Segundo ela, aos finais de semana e feriados. As pessoas devem procurar o Pronto Atendimento Municipal, que fica junto ao Hospital Santa Casa. “Se você tiver algum sinal grave, um sintoma intenso, como febre muito alta, que não passa, um desconforto respiratório muito grande, a qualquer dia e horário, você deve comparecer ao Pronto Atendimento Municipal para realização do teste ou não, mas avaliação da equipe médica e de enfermagem”, esclareceu Ângela.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira, após os as testagens e os resultados, as equipes tomam condutas de isolamento, medicação e orientação conforme cada caso.
Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais