Saiba quais são as frutas da época na nossa região e como incluir na sua rotina
Saudáveis, saborosas e versáteis. As frutas são uma grande aliada no cuidado com a saúde e podem ser consumidas de inúmeras maneiras.
Especialmente no verão, a procura por frutas aumenta. Seja para uma alimentação mais saudável, para fazer sucos ou mesmo para saciar, uma vez que são opções nutritivas e refrescantes.
A Nutricionista Eliziane Ripka dá algumas dicas de como incluir as frutas na alimentação. “É muito importante que a gente inclua o consumo das frutas na nossa alimentação, seja ela após o almoço substituindo as sobremesas mais doces até porque as frutas tem uma quantidade de fibras que aumenta a nossa saciedade, ou podem ser incluídas nos lanches intermediários, entre o café da manhã, almoço e lanche da tarde”, explicou.
Segundo ela, as frutas auxiliam no processo de emagrecimento pois são baixas em calorias e ricas em fibras. “Além disso são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais. Incluir as frutas agora é bem interessante pra manter esse hábito ao longo do ano, e a variedade também é muito grande com a produção de uva, pêssego ameixa, além de elas serem mais doces, não tem tantos tratamentos químicos com agrotóxico e tem custo mais baixo na produção então acaba se tornando mais barato”, comentou.
Valter Ramos da Emater de Palmeira, explicou que as frutas da época em nossa região são as frutas com caroço como ameixa, pêssego, uva.
Ao falar sobre o manejo das frutíferas, Valter lembrou como a falta de água vem afetando a produção e produtividade da cultura. “Não existe cultura que resista a tanta falta de água, se tivéssemos um sistema de manejo de irrigação nos pomares ainda sim teríamos dificuldades por que nossos rios estão com níveis muito baixos, não tem água suficiente para o sistema de irrigação então no momento não tem milagre, essa estiagem acabou fazendo com que nossa produtividade e produção ficasse bem abaixo do esperado”, explicou.
Outra questão explicada foi como a renda dos produtos de frutíferas foi impactada, trazendo perdas significativas para fruticultura na região. “A temperatura nesse ano já prejudicou no período de inverno a nossa safra, vamos considerar que é praticamente um ano perdido pra fruticultura aqui no município de Palmeira, basta ver o que está acontecendo na região toda, com a perda do feijão e milho também”, disse.
Em Palmeira, a Feira do Mercado Municipal, com funcionamento às quartas e sábados pela manhã e a venda de produtos orgânicos na Feira Verde em frente ao Cemitério Municipal aos sábados partir das 6h são opções onde pode encontrar frutas da nossa região.
Por Bruna Camargo e Andrea Borges
Foto: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais