Saiba quais exposições fazem parte do acervo do Museu Histórico de Palmeira

Saiba quais exposições fazem parte do acervo do Museu Histórico de Palmeira

Publicado em: 12 mar, 2022 às 9:03

O Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, já recebeu o Imperador Dom Pedro II, abriga o Museu Histórico Dr. Astrogildo de Freitas, e conta com um acervo de mais de mil itens que registram a história do município. As características arquitetônicas são de estilo colonial, e tem como curiosidade a de ser a primeira construção da região a receber vidros em suas janelas.
O Historiador e Assessor de Cultura Paulo Tauffer destaca que o Museu histórico de Palmeira está sediado no Solar Conselheiro Jesuíno Marcondes, que é um dos prédios mais importantes  do Estado do Paraná. “Inclusive desde 1970 o prédio foi reconhecido e  tombado por ser exatamente um dos patrimônios edificados mais fundamentais da história política do Paraná”, disse o historiador.
Ele comenta também sobre o acervo do museu histórico, que está ali desde 1978 em funcionamento, e que conta com mais de 1000 peças. “São 13 espaços de exposição que passam por alguns momentos fundamentais da história do Palmeira, tentam contar ali a trajetória do nosso povo, desde a questão indígena passando pela colonização portuguesa, pela relação da política palmeirense com a nobreza do Estado do Paraná e do Brasil, do Império da Monarquia, falamos ali da história social do trabalho em Palmeira, então passa por toda a questão do trabalho escravo, passando pela questão da imigração e partindo também para a questão da industrialização da cidade”, disse.
Paulo explica que o Museu também conta com exposições que retratam a  questão cultural de Palmeira. “Temos itens sobre clubes e bandas da cidade. Também temos ali exposições que falam da origem de Palmeira ligado à Paróquia, a Igreja Matriz, sendo dois temas umbilicais, Palmeira está ligada à Igreja Matriz de forma umbilical”, comentou
O Museu funciona de terça a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados a tarde das 13h às 18h, não há necessidade de agendamento para visitas livres, mas os visitantes devem ir de máscara. “O agendamento fica por conta apenas de grupos que tenham interesse em uma guia, em ter a visita mediada com maior atenção, com maiores detalhes, porém, a visita simples é sem necessidade de agendamento, pois a visita é auto guiada, portanto, os painéis já contam e já passam por todos os assuntos”, disse Paulo.

Texto Andrea Borges e Rinaldo Agottani
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira