Saiba como funciona o atendimento de especialidades médicas através do Município
As chamadas especialidades médicas existentes são as áreas da medicina que delimitam uma atuação aprofundada a um tipo de cuidado.
Em Palmeira, Oftalmologia, Neurologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia são especialidades atendidas em nosso município.
Especialidades fora do município
A Prefeitura Municipal de Palmeira, através da Secretaria de Saúde explica que no caso das especialidades que não há profissionais que atendem no município, há encaminhamento para outras cidades.
A Prefeitura explica que esse atendimento é feito pelo Convênio CIMSAUDE em Ponta Grossa, Castro e São João do Triunfo. As áreas contempladas são: Psiquiatria, Endocrinologia, Dermatologia, Oftalmologia pediátrica, Gastroenterologia (recentemente), Oftalmologia adulto, Urologia Clínica, Pneumologia, Cardiologia (casos de pré-operatórios).
Sobre o que fazer caso seja necessário o atendimento com um especialista, a Secretária de Saúde informa que o munícipe deve procurar a unidade básica de saúde e o profissional médico irá verificar a necessidade do especialista e fará o encaminhamento necessário.
Procedimento
Nas especialidades do munícipio o usuário deve procurar o Centro Municipal de Especialidades com o encaminhamento e documentos pessoais em mãos para agendamento.
No caso de especialidades fora do município o usuário deverá providenciar xerox dos documentos pessoais (cartão sus, RG, CPF, comprovante de Residência e dois números de telefone, caso de crianças Certidão de Nascimento e RG do responsável) e deixar na Unidade de Referencia a qual encaminhará ao Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para agendamento.
Tempo de espera
A Secretaria de Saúde também informou que todos os pacientes são agendados e o tempo de espera segue a agenda do Centro Municipal de Especialidades e CIMSAUDE que varia mês a mês.
“Esclarecemos que esses atendimentos são de consultas, os procedimentos cirúrgicos são encaminhados para Hospitais Credenciados do SUS, fora do município”, reforçou a Prefeitura.
Faltas de consultas agendadas
Outra questão também lembrada pela Secretaria de Saúde é sobre a importância de as pessoas que não puderem comparecer às consultar agendadas avisarem com antecedência. Isso porque essa ausência é a oportunidade perdida por outro munícipe.
“Sua falta o tira da nossa agenda bem como o coloca em último lugar se for colocado novamente”, enfatizou o Município.
As faltas podem ser avisadas da seguinte forma: No Centro de Especialidades pelo telefone 3909-5093 ou para fora do Município, o Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) pelo telefone 3909-5080.
Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais