Saiba como funciona as podas de árvores realizada pelo município

Saiba como funciona as podas de árvores realizada pelo município

Publicado em: 17 fev, 2022 às 9:19

Recentemente uma ouvinte entrou em contato com o Jornalismo da Ipiranga FM, solicitando que fossem esclarecidos os critérios para as podas de árvores no município.
Segundo a Prefeitura Municipal de Palmeira, a poda é feita em galhos que apresentam risco de queda sobre os transeuntes; quando ultrapassam um determinado tamanho, precisam de poda, para não atrapalhar a fiação, seja de luz, telefonia, entre outros; quando em algumas espécies arbóreas, tem a presença de insetos que acabam prejudicando o desenvolvimento da árvore; em casos de queda de frutos e sementes que atrapalham a circulação de pedestres e podem causar prejuízos.
“Neste caso aplicou-se recentemente a poda em Palmeiras, pois acabam por causar riscos, devido à queda dos frutos e sua decomposição, tornando o local liso e escorregadio, colocando em perigo os transeuntes”, esclareceu a Assessoria da Prefeitura, através de nota.
Ainda segundo a Prefeitura,  a poda é necessária para manter a fitossanidade da árvore, assim como também existe a poda de formação, para permitir que a árvore fique em formato que beneficie a passagem de pedestres, por exemplo.
Questionada sobre a frequência em que a poda é feita, a Assessoria informou que na maioria dos casos, a poda é feita sob demanda registrada pela população junto ao Departamento de Meio Ambiente  e que também são feitas até duas podas ao longo do ano, conforme a necessidade.
A redação da Ipiranga FM também perguntou à administração municipal se há algum projeto relacionado a arborização em Palmeira e a informação repassada é de que foi instaurado o Plano Municipal de Arborização Urbana. “No entanto o estudo realizado está sendo revisado e analisado para posteriormente ser implantado no Município”, diz o comunicado.

Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Foto: Ipiranga FM