Rotary Club de Palmeira promove ação de incentivo à vacinação
Amanhã (18) acontece o Dia D da campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite. A Unidade de Saúde Central estará aberta das 8h30 às 16h30. No interior do município, as Unidades de Saúde de Faxinal dos Quartins e de Queimadas estarão com funcionamento das 9h às 16h.
Devido à baixa procura dos pais e responsáveis na busca pela proteção, e na resistência em levar os filhos para receberem as vacinas, diversas ações tem sido feitas pelos órgãos de saúde federais, estaduais e municipais.
Quem também está nesta cruzada de incentivo a vacinação em todo o mundo é o Rotary Clube, e em Palmeira estará em atividade neste sábado, incentivando os pais a levarem seus filhos para receberem a vacina. “O Rotary Internacional é uma instituição que há muitos anos vem trabalhando na erradicação da Poliomielite no mundo. Nós sempre incentivamos que os pais tenham a consciência de levar o seu filho para tomar a vacina e assim fazer com que essa doença que causou tantos problemas na saúde seja erradicada de uma vez por todas”, explica o Secretário do Rotary Clube de Palmeira, Moacir Guchert.
Na última semana, um acordo foi firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e quatro distritos do Rotary internacional no Paraná. Assim, ficou determinado que os clubes desses distritos vão fazer a divulgação da campanha no Estado. Em Palmeira, o Rotary estará realizando uma carreata pela manhã de sábado (18) com o Zé Gotinha justamente para incentivar a vacinação e reforçar a importância do tema.
Público Alvo
O público alvo da campanha, são crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica do município Jean Carlo das Almas, as crianças que já foram vacinadas precisam comparecer as unidades de saúde para verificação da situação vacinal.
O enfermeiro lembra também que os adultos devem conferir se já estão protegidos contra o Sarampo. “Pessoas até 29 anos precisam olhar a carteirinha de vacina e verificar se tem duas doses da tríplice viral e pessoas até 49 anos precisam ter pelo menos uma dose da vacina tríplice viral. Os profissionais de saúde em qualquer idade tem que ter pelo menos duas doses da tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, explica o profissional da saúde.
A campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue até dia 31 de agosto. O objetivo é reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.
Notícias Relacionadas
Boletim semanal da dengue confirma 278 novos casos da doença no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (10) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 278 casos, sem nenhum óbito na última semana. Somados os dados Leia Mais