Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma com convite à penitência e conversão

Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma com convite à penitência e conversão

Publicado em: 5 mar, 2025 às 8:53

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa e que é caracterizado pela reflexão, penitência e busca pela conversão. Em entrevista, o padre Fernando de Souza explicou o significado da data e como os fiéis podem vivê-la intensamente.
De acordo com o sacerdote, o uso das cinzas remonta ao Antigo Testamento, quando reis e povos demonstravam arrependimento cobrindo-se com cinzas e vestindo-se com roupas de saco. “As cinzas representam nossa pequenez e a necessidade de nos voltarmos para Deus. A imposição das cinzas é um reconhecimento de que somos pó e ao pó voltaremos, mas que, nesse caminho, precisamos da ajuda divina”, destacou.
A Igreja orienta que os cristãos vivam esse período com mais oração, penitência e esmola, práticas que ajudam no fortalecimento da fé. O padre explica que a penitência vai além da tradicional abstinência de carne às sextas-feiras. “O importante é que a penitência seja algo que realmente nos aproxime de Deus. Muitos deixam de comer algo que gostam, como doces ou refrigerantes, mas se isso os torna impacientes e irritadiços, é preciso avaliar se essa penitência está sendo frutuosa”, ressaltou.
Para aqueles que não podem realizar jejuns rigorosos, como idosos e enfermos, a Igreja recomenda outras formas de penitência, como intensificar as orações, realizar atos de caridade e praticar a Via Sacra. “A penitência não se resume ao jejum. O importante é oferecer algo por amor a Jesus”, frisou o sacerdote.
Padre Fernando enfatizou ainda que a Quaresma deve ser vivida como um tempo de escuta e entrega, sem se prender a programações rígidas. “Existe o risco de tentarmos planejar demais a ação de Deus em nossa vida. O essencial é abrir o coração para o que Ele deseja fazer em nós neste tempo de graça e conversão”, concluiu.

Para esta Quarta-feira de Cinzas teremos as seguintes celebrações:

– 9h30: celebração na Fátima,
– 15h: celebração na Matriz
– 17h30: celebração em Paiol do Fundo
– 19h: Porto Amazonas – Paróquia Menino Jesus
– 19h30min: celebração na Matriz

Imagem: Canva