Psicólogas da Clínica Correia&Moraes apresentarão programas sobre Janeiro Branco e Saúde Mental
Durante o mês de janeiro, as psicólogas Daniela Borkoski e Maria Selena Wendler, da Clínica Correia&Moraes, estarão na Ipiranga FM com programas tratando do janeiro branco, trazendo reflexões e dicas pertinentes sobre saúde mental e emocional.
O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da campanha outubro rosa e da campanha novembro azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Daniela Borkoski comentou que geralmente as pessoas relacionam saúde mental a doenças mentais, mas segundo ela, essa associação está bem errada, porque saúde mental é um estado mental onde a pessoa está bem consigo mesma, possui ferramentas para lidar com os problemas que encontra em seu cotidiano, consegue ter equilíbrio entre o pessoal e trabalho, experiência, momentos bons e ruins e entendem que isso é passageiro. “Dessa forma, entendemos que a saúde mental vai muito além de doenças mentais, mas está relacionada à capacidade de equilibrar as emoções e os desafios da vida e o termo saúde mental só ganhou mais destaque após a reforma psiquiátrica, pois se entendeu, na prática, que a saúde mental não se destinava apenas aos loucos, mas sim para todos”, explicou Daniela.
Daniela pontua que a saúde mental influencia muito no dia a dia, porque dependendo da qualidade da saúde mental, é a forma com que serãp lidadas as frustrações, desafios, falhas. “Então é importante que as pessoas, elas comecem a se perceber porque tudo está relacionado à nossa saúde mental, então, dependendo de como eu estou emocionalmente é a forma com que eu vou estar me relacionando com as pessoas em casa, no meu trabalho. É a forma com que eu vou estar levando a minha vida, isso também vai influenciar na minha saúde física, então vai influenciar em tudo no meu dia a dia”, destacou.
Campanhas do Janeiro Branco e Programa na Ipiranga FM
Para Daniela, as campanhas e as ações, são como lembretes, as pessoas precisam olhar mais para si, seja em relação à saúde mental ou a saúde física. “A prevenção ela é sempre importante, principalmente quando falamos da saúde do nosso corpo e da nossa mente. Assim como o janeiro branco, temos também a campanha do setembro amarelo, que são as 2 principais campanhas de prevenção no âmbito da saúde mental e, assim como um câncer, quando é diagnosticado no início já é indicado o melhor tratamento a chance de cura é bem grande e na saúde mental não é diferente”, comentou.
A Psicóloga explicou também de onde surgiu a ideia de realizar os programas junto a profissional Selena Wendler, ambas da Clínica Correia&Moraes. “A ideia surgiu já no ano passado, em que nós fizemos alguns programas na rádio, e a vontade de participar, de trazer informações para a população palmeirense, continua. Então nós usamos aqui tanto o espaço da rádio quanto também da Clínica, para que possamos fazer algumas ações de prevenção”, disse.
O tema desse ano da campanha Janeiro Branco é sobre o equilíbrio da vida, a profissional explica que os assuntos abordados por elas nos programas, serão equilíbrio de vida, rotina, organização, metas e objetivos. “Nós vamos tentar relacionar alguns temas com o equilíbrio da nossa vida, um deles vai ser sobre rotina, porque muitas vezes a gente se apega a ficar só produzindo, só fazendo as nossas obrigações e a gente não consegue se organizar. Também vamos falar sobre metas e objetivos, porque já passamos pelo Natal e Ano Novo e nós sabemos que o início do ano nos faz refletir sobre esses temas, tem pessoas que conseguem levar muito bem e tem outras que não e ficam se cobrando por isso, então vamos falar sobre esses temas também. Falaremos sobre a auto cobrança em relação à nossa saúde em relação às coisas que nós devemos fazer e que muitas vezes a cultura e a sociedade nos colocam (…)”, explicou.
Os programas serão nas segundas e sextas-feiras, o primeiro programa será realizado nesta sexta-feira (20), ao vivo, a partir das 15h.
Texto e foto: Andrea Borges
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais