Psicóloga reforça papel dos pais na vida escolar das crianças

Há uma semana iniciou-se um novo ano letivo na rede municipal de ensino de Palmeira. Desde os primeiros dias de aula e mesmo durante a jornada escolar de cada criança, a família tem grande responsabilidade em despertar a curiosidade intelectual, ajudando a desenvolver apreço pela aprendizagem, sendo fundamental e decisivo nos anos escolares iniciais dos pequenos.
A Psicóloga Marcia Furman, comenta que incentivar a criança a fazer as lições de casa, a ir à escola todos os dias, providenciar local tranquilo para os estudos e comparecer em reuniões de pais, tem efeito de elevar as notas em 15%. “Os pais são os modelos de comportamentos para os seus filhos, logo, seus pais têm um comportamento positivo com a escola, a criança se sentirá mais confortável em relação à escola também”, explicou.
Marcia explica que quanto maior for a cooperação entre a escola e a família, mais positivos e significativos serão os resultados da aprendizagem da criança. Ela também compartilha algumas dicas de como prestar apoio necessário para o filho focando em elevar o potencial da criança. “Os familiares podem ajudar as crianças a desenvolver a sua: auto estima a construir um senso de responsabilidade, construir e ampliar sua capacidade de memória, sempre focando no potencial, acreditando nele, gerando uma expectativa positiva com relação à aprendizagem. Evite comparações com outras crianças, seu filho é o único, compare ele com ele mesmo”, disse.
A criança precisa desenvolver com ajuda dos adultos: educação, autonomia, convívio social, relacionamento familiar, habilidade de auto cuidado e desenvolvimento emocional. “O apoio de um adulto na idade escolar é fundamental, bem, como é fundamental também que os pais e que a família ajude as crianças a criar autonomia. E como que a gente faz isso? Dando para as crianças responsabilidades, elas precisam tentar fazer as coisas, elas precisam escolher, elas precisam saber coisas que elas gostam, não junte as coisas para o seu filho, não responda por ele, principalmente não faça o que é para ele fazer como por exemplo a atividade de casa é para criança fazer, o adulto ajuda, está ali ao lado da criança, mas se você está fazendo pela criança, você está ensinando que a criança não precisa fazer coisas que é de sua responsabilidade”, comentou.
A Psicóloga diz ainda que a qualidade da relação entre a escola e a família será decisiva para o andamento proveitoso do processo de ensino-aprendizagem do aluno, por que durante o seu viver em ambos os contextos a criança vai se moldando como pessoa. “E quando surgirem dificuldades para com seu filho, procure ajuda de especialistas”, finalizou.
Por Andrea Borges
Foto cedida pela entrevistada
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