Provedor da Santa Casa fala sobre mudança na diretoria do Hospital
Vagner Barausse participou ao vivo do Noticiário P7, desta quarta-feira (11), para falar sobre mudança na diretoria do hospital Santa Casa de Palmeira. Ele comentou sobre a situação financeira do hospital, sobre as campanhas realizadas e sobre a decisão de deixar o cargo.
Vagner explicou como se encontra hoje a situação financeira do hospital. “Nosso hospital teve uma evolução muito grande, hoje ele sanou suas dívidas daqui do comércio, mas a gente tinha uma dívida muito grande com a união, de INSS e FGTS, e a gente conseguiu fazer uma refins, essa divida passava de 4 milhões, foi feito refins para 1 milhão e 400 mil reais, então tivemos uma diminuição muito grande e hoje está muito fácil de pagar essa dívida com a união, para poder ir atrás de recursos e tudo mais. E a parte de funcionários, tudo em dia, tudo pago, FGTS, INSS, tanto funcionários como remédios, farmácia tudo em dia. Devemos tudo isso a população que nos ajudou, não que hoje a Santa Casa não precisa, a Santa Casa precisa, temos coisas ainda a acertar, mas foi sanada graças à população e ajuda da prefeitura também, então foi pago todas as suas despesas do passado que vinha como herança de administrações anteriores”, disse.
Durante esse tempo de administração voluntária, muitos trabalhos foram realizados, muitas campanhas, inclusive agora, a população é convidada a contribuir com a campanha de doação de soja. “Eu gostaria de pedir para os agricultores que ajudem a Santa Casa, a gente conseguiu o nosso projeto arquitetônico tão sonhado, a gente conseguiu o projeto dos bombeiros, já está protocolado com os bombeiros, e isso nunca existiu na Santa Casa, a parte da vigilância está ok, então é uma batalha diária, dos profissionais que estão na Santa Casa, das pessoas que estão à frente lá, eu sei que às vezes a população acaba ficando magoada, as vezes não é atendida da forma que gostaria, mas a gente faz o possível para por isso em dia”, comentou
Vagner ressaltou a importância da diferenciação entre o serviço público prestado pelo Pronto Atendimento (P.A), do particular prestado pela Santa Casa. “A Santa Casa é uma coisa e o pronto atendimento é outra. A Santa Casa, é onde você faz o particular, mas primeiro você faz o atendimento pelo SUS depois que você passa pelo pronto atendimento, somente 24 horas depois, se você tiver internado você passa a ser responsabilidade da Santa Casa, antes disso, é tudo pronto atendimento. As pessoas acabam até julgando errado, a Santa Casa tem seus problemas também, a gente tem dificuldades financeiras, a gente tem dificuldades em contratar pessoas, está uma escassez de profissionais nesse sentido em outros municípios também”, explicou Vagner.
Hoje (11) Vagner oficializou a sua saída como provedor da Santa Casa, onde atuou por 1 ano e 4 meses. ” E hoje eu estive em reunião com a minha diretoria, fiz o comunicado, estou saindo com um aperto no coração, eu gostaria de ter feito muito mais pela Santa Casa, mas chegou num ponto que eu estabeleci que não daria e outra coisa é que eu preciso fazer alguns tratamentos particulares de saúde, algumas cirurgias e eu tenho que me afastar e passar para o vice provedor. Agora ficou o seu Ari Mezzadri, que é o meu vice provedor, ele vai ser comunicado hoje ainda, e com isso eles vão ver se ele vai tocar ou se vai ser substituído”, comentou Vagner Barausse.
A diretoria atual está em vigência até janeiro de 2023. “Me afasto por motivos de saúde e pelo meu trabalho como agricultor, mas não vou deixar de ser solidário com a Santa Casa, no que eu puder eu também vou fazer minha contribuição, eu vou levar meu soja, eu acredito na Santa casa e peço que a comunidade continue contribuindo e sendo solidária as campanhas”, finalizou Vagner.
Texto: Andrea Borges
Foto: Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais