Proprietários de cavalos soltos devem ser notificados e responsabilizados de acordo com o código de postura do município

Proprietários de cavalos soltos devem ser notificados e responsabilizados de acordo com o código de postura do município

Publicado em: 1 fev, 2024 às 9:35

A reclamação de animais de grande porte soltos nas vias, é praticamente diária aqui na Ipiranga FM. As pessoas registram através de fotos e vídeos e demonstram preocupação em relação a um acidente que eles podem causar, sem falar a sujeira que fica nas vias, por mexerem em lixos. “Esses animais estão com fome. É por isso que ficam rasgando sacolas de lixos”, escreveu um ouvinte nosso.

Sobre este assunto, em contato com a prefeitura municipal, o departamento de comunicação prontamente nos retornou com a seguinte informação.“A presença de animais de grande porte nos centros urbanos frequentemente está relacionada a ocorrência de danos à população humana e animal. Para muitas famílias os equídeos são utilizados em tração e transporte e representam a principal ou única fonte de renda, em especial na coleta de materiais inservíveis para reciclagem ou transporte de entulhos. Além do trabalho nos serviços de segurança pública e militares, os equinos são usados para entretenimento, lazer e atividades religiosas”, descreveu o Município.

De acordo com o código de postura município todo proprietário de animal é considerado seu guardião, devendo zelar por sua saúde e bem-estar e exercer a guarda responsável, reparar e ressarcir os danos causados por este a terceiros. Também é proibido amarrar animais em cercas, muros, grades ou árvores das vias públicas. “No momento, a prefeitura de Palmeira não possui um veículo adaptado para o transporte desses animais, nem um local com infraestrutura que possa abrigar esses animais respeitando seu bem-estar. Caso seja possível identificar o proprietário do cavalo ele pode ser notificado e responsabilizado de acordo com o código de postura do município”, conclui a nota.

Ou seja, a população tem que identificar o proprietário do animal e fazer a notificação na prefeitura. Para então a administração responsabilizar este cidadão para prender os animais.

 Texto: Da redação

Foto: Prefeitura de Palmeira