Promotor de Justiça comenta sobre Programa SUSCOM +, e convida a comunidade a participar de reuniões

Promotor de Justiça comenta sobre Programa SUSCOM +, e convida a comunidade a participar de reuniões

Publicado em: 26 out, 2022 às 9:31

O Promotor de Justiça Antonio Carlos Nervino esteve no noticiário P7 desta quarta-feira (26), explicando sobre o Programa SUSCOM +, que visa a participação popular na discussão sobre Atenção Básica à Saúde em Palmeira.

De acordo com o Promotor, o Programa SUSCOM + já foi executado em várias cidades do Paraná, e parte de uma iniciativa primária do Ministério Público,  juntamente a Prefeitura Municipal, entidades de classe, entidades religiosas, com o objetivo de melhorar a saúde dentro do município, ele destaca que nesse caso específico, independentemente dos conselhos, a própria população tem oportunidade de fazer a sua manifestação.

Nervino explicou que a criação desse programa parte de uma convocação da comunidade através de várias lideranças diferentes, de forma que abranja o maior número possível de pessoas sem precisar participar de nenhuma entidade específica, para elencar problemas em sua experiência pessoal, de suas família em relação à saúde, para tentar priorizar aqueles problemas que forem citados pela população.

Uma reunião comunitária será realizada para debater sobre a Atenção Básica de Saúde de Palmeira no dia 07/11/2022 das 19h às 22h, no Cine Teatro Municipal, na Praça Marechal Floriano Peixoto, os munícipes residentes no interior que tiverem interesse em participar da reunião, terão transporte disponibilizado pela Secretaria de Educação.  “Durante o evento nós vamos distribuir alguns algumas cartelas com a possibilidade do cidadão incluir ali a sua indagação, a sua reclamação, e aí nós vamos fazer uma triagem dessas dessas reclamações, desses problemas identificados pela população em geral e vamos elencar uma prioridade dentre aqueles mais apontados como carentes daqueles que forem dentro da competência do município resolver. A ideia é tentar formalizar como município um termo de compromisso, para que num determinado período de tempo o problema identificado com o maior índice pela população seja resolvido”, disse Nervino.

O Promotor comentou que a partir dessa reunião devem acontecer novos passos e outras deliberações em função daquilo que for identificado. “Os 3 problemas mais comuns identificados pela comunidade, aquele que for o mais apontado, que receber maior  demandas, esse vai ser objeto de um termo de compromisso que a gente espera celebrar com o município para que num determinado período que a gente entenda razoável, dependendo da complexidade do problema, a questão seja solucionada, os outros 2 problemas também bastante identificados pela comunidade, serão objetos de um acompanhamento por parte do Ministério Público, mas sem a fixação de um prazo específico para a solução, nós vamos afunilar a fixação do prazo para aquele problema que receber da comunidade ao grau máximo de necessidade de correção”, destacou o Promotor.

Antônio Carlos destaca que essa é uma oportunidade muito valiosa para a comunidade contribuir para a solução dos problemas. “Temos que deixar apenas de reclamar e realmente adotar uma posição proativa, nos manifestando com respeito, harmonia, coerência e responsabilidade”, disse.

 

Texto: Andrea Borges

Foto: Rinaldo Agottani