Projeto Escuta Solidária: Agentes de Saúde de Vieiras levam companhia e cuidados aos idosos
A solidariedade e o cuidado com os idosos ganharam um novo significado em Vieiras, graças ao “Projeto Escuta Solidária” desenvolvido por cinco agentes comunitárias de saúde (ACS), Aliandra Mika, Aline Roscosz, Elizandra Limdebeck, Claudia de Goes e Suzana Viante.
Com o objetivo de proporcionar companhia e assistência às pessoas idosas que vivem sozinhas ou têm dificuldades de locomoção, essa iniciativa tem impactado positivamente a vida daqueles que mais precisam.
Aline Roscosz, uma das ACS envolvidas no projeto, contou que tudo começou durante o curso de técnico de agente comunitário de saúde, onde surgiu o desafio de criar um projeto que pudesse ser implementado na comunidade com recursos limitados. Aline e suas colegas decidiram focar na população idosa que precisava de atenção e companhia.
O Projeto Escuta Solidária consiste em visitas domiciliares programadas, realizadas uma vez por semana, onde as agentes comunitárias escolhem a casa de um idoso para passar uma tarde diferente. Durante essas visitas, elas oferecem apoio emocional, conversas, auxílio em tarefas domésticas, como faxina e corte de unhas, além de deliciosos lanches preparados de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
No entanto, a maior parte do impacto do projeto vem da escuta atenta das histórias de vida dos idosos. Muitos deles, que vivem sozinhos, têm pouco contato com outras pessoas e anseiam por companhia e conversa. As agentes comunitárias proporcionam exatamente isso, criando um espaço seguro para compartilhar memórias, mostrar suas hortas, casas e animais de estimação. “Alguns pacientes até conseguiram reduzir a medicação de saúde mental (calmantes), graças ao apoio emocional oferecido pelas ACS”, disse Aline.
O projeto atualmente atende cerca de 30 pacientes, com aproximadamente três visitas por mês e as agentes se revezam nas visitas. O Projeto Escuta Solidária começou em março e planeja expandir seu alcance até o final do ano, com o objetivo de visitar cada paciente atendido pelo projeto. Aline expressou o desejo de contar com a colaboração de mais pessoas da comunidade, incentivando voluntários a se juntarem a eles nas visitas. Ela acredita que, com mais mãos amigas e ouvidos atentos, podem alcançar mais idosos que necessitam de companhia e demonstrar a realidade de suas vidas.
A comunidade de Vieiras, incluindo as regiões de Campestre, Boa Vista, Limeira e Faxinal dos Mineiros, são comunidades onde o Projeto Escuta Solidária atua. O projeto é um exemplo inspirador de como o cuidado e a empatia podem fazer a diferença nas vidas daqueles que mais precisam.
Texto: Andrea Borges
Fotos envidas pelas agentes comunitárias