Projeto de Lei prevê que denúncias de violência contra idoso poderão ser feitas via WhatsApp
Diante das informações dos governos federal e estadual de que a violência contra os idosos tem aumentado assustadoramente durante a pandemia de coronavírus, o deputado Anibelli Neto (MDB) apresentou um projeto de lei, que começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná, que institui o serviço permanente de denúncia de violência contra a pessoa idosa via número de Whatsapp.
O deputado, que recebeu o apoio de outros 13 deputados que assinaram o projeto, justifica a proposta citando que no Brasil, de 3 mil denúncias registradas em março, chegou a 8 mil em abril e agora somam 17 mil, enquanto que no Paraná, o aumento do número de denúncias foi de 33,6%. Foram 638 denúncias nos cinco primeiros meses do ano contra 470 no mesmo período do ano passado.
Pelo projeto apresentado, o serviço de denúncia de violência contra a pessoa idosa via número de WhatsApp visa a proteção dos idosos, por meio de ações fiscalizadoras e punitivas, promovidas pelas instituições estaduais a partir de denúncias feitas pelo próprio idoso vítima de violência ou por qualquer outro cidadão que perceba indícios ou testemunhe atos de violência, por meio de um número específico, destaca o projeto.
O serviço de denúncia proposto não estará disponível para receber ligações, apenas para receber mensagens, vídeos e fotos referentes à denúncia. A identidade do denunciante deverá ser mantida em sigilo.
São considerados tipos de violência contra a pessoa idosa: a negligência; o abandono; a violência física; a violência psicológica ou emocional; e a violência financeira ou material.
Segundo a proposta, a violência contra a pessoa idosa pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa.
De acordo com as denúncias feitas através do Disque Idoso Paraná, 36,5% são de agressões verbais, psicológicas e por uso de substâncias psicoativas, 27,5% – negligência/abandono, 16% – apropriação indébita, 6% – abusos/desrespeito/discriminação, 6% – cárcere privado, 3% – vulnerabilidade socioeconômica, 2,9% – ameaça de morte e 2,3% invasão de propriedade.
O Disque Idoso foi criado em 2003 e atende pelo telefone 0800 41 0001. Segundo o último censo do IBGE, 11% da população do Paraná é idosa, número acima da média nacional.
Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná
Notícias Relacionadas
Câmara Municipal homenageia Leo Clube de Palmeira com moção de aplausos
Na última semana, no dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de Palmeira homenageou o Leo Clube de Palmeira com Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados na 1ª Feira da Mulher Empreendedora e Encontro de Carros Clássicos e Leia Mais
Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina
Com a aproximação do fim do ano, casas, condomínios, comércios e ruas ganham enfeites especiais. As luzes são parte essencial da decoração típica desta época do ano e, para garantir a segurança no uso da energia elétrica em ambientes Leia Mais
Troféus são furtados no Cine Teatro durante apresentação teatral
Ontem (24), Igor Moreira, ex-diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Palmeira, usou as redes sociais para relatar um incidente lamentável ocorrido no Cine Teatro Municipal. Após a realização de um espetáculo teatral, dois troféus pertencentes ao festival Leia Mais