Projeto 'Colônia Sustentável' é destaque em entrevista na Rádio Ipiranga

Projeto 'Colônia Sustentável' é destaque em entrevista na Rádio Ipiranga

Publicado em: 6 nov, 2024 às 11:52

A Escola Municipal do Campo de Colônia Maciel, com o apoio do Concurso Educacional do Meio Ambiente “É da nossa natureza zelar pelo futuro de Palmeira”, promoveu o projeto “Colônia Sustentável”, com o objetivo de despertar a conscientização ambiental na comunidade escolar e na população local.
A professora Vera Lúcia Kapp Woinarovicz, a diretora Ana Paula Brunosky e as alunas Ana Gabrielly Borges Hass e Nicolle de Fátima Kosmaski, da Escola Municipal do Campo Colônia Maciel, estiveram na Rádio Ipiranga para falar sobre a iniciativa. O projeto  envolve alunos de todas as turmas, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e busca conscientizar a comunidade escolar e a população de Palmeira sobre a importância das ações sustentáveis. Durante a entrevista, as participantes discutiram as diversas atividades realizadas com a participação das famílias e da comunidade local.

Justificativa e Objetivos do Projeto
O projeto “Colônia Sustentável” nasceu da necessidade de envolver a escola e a comunidade em ações práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente. Através de uma série de atividades, a escola procurou destacar que o futuro do nosso planeta depende diretamente das escolhas que fazemos hoje, seja no ambiente escolar, em casa ou na cidade.
Os objetivos do projeto foram amplos e abrangentes. Entre as principais metas estavam a mobilização da escola para ações sustentáveis, o envolvimento da comunidade escolar nos cuidados com o meio ambiente, a promoção do plantio de árvores em Palmeira, a revitalização da horta escolar, a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e a promoção de hábitos sustentáveis.

Ações Desenvolvidas nas Turmas
O projeto contou com atividades diversificadas que envolveram todas as turmas da escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Educação Infantil

  • Infantil IV A (Professora Leoni Dups Eurich): Produção de vasos de temperos com garrafas PET. As crianças plantaram temperos que serão utilizados na alimentação escolar.
  • Infantil IV B (Professora Kesssyane Stele): Reciclagem de papel e confecção de papel semente, com o qual as crianças ajudaram a criar papéis reciclados com sementes de lavanda, que seriam plantados pelas famílias.
  • Infantil V (Professores Joelma Marcovicz e Suelen Holtmam Gernisnki): Confeccionaram jardins suspensos com materiais recicláveis, como garrafas PET, copinhos de iogurte e latas, que foram plantados com flores na escola.

Ensino Fundamental

  • 1º ano A (Professora Roseli Sviech): Produção de brinquedos com materiais recicláveis e campanha de descarte responsável de pilhas e baterias.
  • 1º ano B (Professora Ana Paula Aracheski): Oficina de puffs ecológicos feitos com garrafas PET, promovendo a reutilização de materiais.
  • 2º ano (Professora Anagisa de Paula): Blitz da sustentabilidade na Rua Conceição, onde alunos entregaram mudas de árvores e panfletos educativos sobre a importância da sustentabilidade.
  • 3º ano (Professora Cassiane Maria Riffert): Produção de vídeos sobre como podemos ajudar a preservar o meio ambiente em casa e realização de um teatro educativo sobre a classificação correta do lixo.
  • 4º ano (Professora Vera Lucia Kapp Woinarovicz): Participação em programa de rádio e conscientização sobre o meio ambiente.
  • 5º ano (Professora Roseli Sviech): Visita à Fazenda Madero para conhecer técnicas de plantio sustentável e revitalização da horta escolar com o apoio de famílias e do Colégio Agrícola Getúlio Vargas.

Ações em Conjunto
Além das atividades por turma, o projeto envolveu ações integradas entre as turmas do 4º e 5º ano, como a participação no Programa Cooper Jovem da Cooperativa Bom Jesus, que promoveu o cooperativismo e a sustentabilidade. Também foi realizada uma oficina de sabão caseiro, com arrecadação de óleo de cozinha usado, cujo valor arrecadado foi destinado à compra de livros para a biblioteca da escola.

Parcerias e Apoio Comunitário
Diversos parceiros foram fundamentais para o sucesso do projeto, incluindo famílias dos alunos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a empresa Hutamaki, o Rotary Club de Palmeira, a Fazenda Madero, o Colégio Agrícola Getúlio Vargas, o Departamento de Segurança e Trânsito, a Cooperativa Bom Jesus e a Rádio Ipiranga.

Resultados Alcançados
O projeto “Colônia Sustentável” teve um impacto significativo na conscientização dos alunos e das famílias sobre a importância de preservar o meio ambiente. Através das atividades, os estudantes aprenderam a aplicar conceitos de sustentabilidade de maneira prática, ao mesmo tempo em que levaram as lições para suas casas e para a comunidade.
A mobilização da escola também foi um ponto positivo. Mais de 175 alunos, professores e funcionários participaram diretamente do projeto, além da participação de cerca de 75 alunos da Escola Estadual Professor Leonardo Salata e de inúmeras famílias. Durante a Blitz na Rua Conceição, cerca de 200 pessoas receberam mudas de árvores e informações sobre a importância da sustentabilidade.
O projeto “Colônia Sustentável” foi uma iniciativa de grande relevância para a conscientização ambiental na cidade de Palmeira. Em um momento em que os desafios climáticos são cada vez mais evidentes, iniciativas como esta são fundamentais para educar as futuras gerações sobre a importância de ações individuais e coletivas na preservação do meio ambiente.
Com o apoio de diversos parceiros e o envolvimento da comunidade escolar, o projeto não só atingiu seus objetivos, mas também criou um legado de conscientização e prática sustentável. A Escola Municipal do Campo de Colônia Maciel deu um exemplo de como a educação e a ação conjunta podem contribuir para um futuro mais verde, equilibrado e sustentável para todos.