Proibição de pesca permanece até 28 de fevereiro

A pesca de peixes de espécies nativas no Paraná continua proibida desde o dia 1º de novembro, na bacia hidrográfica do Rio Paraná, incluindo seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e nos entornos do Parque Nacional de Ilha Grande. Nesse período, conhecido como piracema, é a época que os animais se reproduzem.
A proibição é do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). Até 28 de fevereiro de 2019, espécies como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari estão protegidas.
Podem ser pescadas espécies consideradas exóticas, introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, entre outras.
A atividade será permitida somente em reservatórios artificiais.
No estado, a fiscalização na bacia do Rio Paraná, seu afluentes, lagoas e reservatórios será feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e por agentes da Polícia Ambiental.
Além da pesca, o transporte e a comercialização também serão fiscalizados.
A pessoa que for flagrada pescando durante o período da piracema receberá multa de aproximadamente R$ 700 e mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. Os materiais de pesca também poderão ser apreendidos pelos fiscais.
Foto: AEN/Divulgação.
Notícias Relacionadas
Junho registra volume de chuvas acima da média em Palmeira
O mês de junho encerrou com precipitações bem acima da média em Palmeira. De acordo com os dados registrados diariamente nos pluviômetros da Comercial A.G., localizados no centro da cidade, o volume de chuvas atingiu 195 milímetros. O acumulado supera significativamente o registrado no mesmo período do ano passado, Leia Mais
Ex-jogador do Ypiranga, ‘Luiz Mosquito’ morre aos 68 anos de idade
Faleceu na manhã de ontem (30), no hospital de Medianeira, o senhor Luiz Carlos Pacheco de Lara, conhecido como Mosquito, aos 68 anos. Casado com Rosemari Delfrate de Lara, deixa os filhos Wallace e Wellington, além de netos, familiares Leia Mais
Com profunda tristeza, Palmeira se despede de Luis Otavio, 15 anos de idade
A cidade de Palmeira está de luto com o falecimento do jovem Luis Otavio Cordeiro de Oliveira, de apenas 15 anos, ocorrido na manhã de ontem (30), às 9h40, no Hospital da Unimed, em Ponta Grossa. Ele estava internado Leia Mais