Programação da 16ª Primavera dos Museus terá palestra com Arnoldo Monteiro Bach

Programação da 16ª Primavera dos Museus terá palestra com Arnoldo Monteiro Bach

Publicado em: 19 set, 2022 às 11:27

Começa na próxima terça-feira (20), no Museu Campos Gerais (MCG) a 16ª Primavera dos Museus. O tema desta edição, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), destaca “Independências e Museus: outros 200, outras histórias”. O evento reúne palestras, cursos de formação e atividades culturais que se estendem até o dia 24.

A programação conta com a palestra “Ferrovia e Independência” que será ministrada professor e escritor Arnoldo Monteiro Bach. A apresentação será na terça-feira (20) entre 19h e 20h30, na Sala de Espetáculos do Museu Campos Gerais. Arnoldo reflete sobre a importância da reflexão desta temática. “Durante a décadas, o trem esteve presente na vida da população Brasileira, resfolegando pelas paralelas de aço, chegavam aos pontos mais longínquos do país com passageiros e cargas, povoados e grandes cidades nasceram ao redor das estações instaladas, algumas em pontos estratégicos da civilização, outras em lugares isolados e de difícil acesso, tudo convergia para a ferrovia, sem ela, não havia progresso, no trem de ferro, viajavam o povo, personalidades e até chefes de estado. A diferença estava nos carros primeira e segunda classe para que tudo corresse bem durante as viagens, havia uma grande equipe de funcionários da administração, a via permanente desafiando a Geografia de regiões serranas, pantaneiras, montanhosas a engenharia ferroviária permitiu o desenvolvimento e a instalação humana nessas regiões. Com o passar do tempo, o trem parou, tudo ficou triste, nas estações o silêncio, na via permanente, o abandono no coração do povo brasileiro, a saudade dos tempos áureos do trem no transporte de passageiros, fascínio que continua latente para quem teve o privilégio de viajar no trem de ferro. Com o objetivo de rememorar a importância da ferrovia no Brasil por ocasião da 16ª Primavera dos museus, iniciativa do instituto brasileiro de museus, o museu estação saudade, de Ponta Grossa, promove a partir do próximo dia 20 de setembro, extensa programação da qual você é convidado a participar”, disse Arnoldo.

O evento ocorre de forma presencial e gratuita e a programação volta-se a gestores, agentes culturais, público universitário e comunidade em geral.

 

Texto: Andrea Borges
Foto: redes sociais