Profissional explica sobre a implantação de programa que muda o atendimento nas unidades de saúde

A Assessora de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Palmeira, Ceres Cristina Marques, esteve no Noticiário P7 falando sobre o programa do Estado do Paraná, o Planifica SUS, que visa melhorar a qualidade de atendimento nas unidades de saúde.
A profissional iniciou comentando que o programa é uma ferramenta para aprimorar a organização dos atendimentos nas unidades, seja o atendimento médico da enfermeira, do dentista, e também é uma melhoria na qualidade do processo de trabalho.
Segundo ela, o que muda do modelo atual é o acesso e a forma de atendimento da população. “Os usuários agora não precisarão mais ficar na fila para atendimento, eles serão agendados conforme a sua estratificação e a sua queixa. Então eles serão agendados conforme a sua necessidade. Para que haja esse agendamento, o munícipe precisa ir até o posto munido dos seus documentos, cartão do SUS, RG, e ele vai ser acolhido por alguém na unidade e encaminhado para sua estratificação, com o pessoal da enfermagem”, disse.
No momento apenas a Unidade do Rocio II está utilizando o Planifica SUS, Ceres explicou que o Estado escolhe uma unidade no município e começa a implementar o programa. “Como é uma coisa nova, gera algum conflito, alguma reclamação, mas é uma coisa para melhor, porque a população não vai precisar mais ficar nas filas para atendimento médico. Então eu acho que é um bom programa que o Estado está implementando nos municípios”, comentou.
Ceres exemplificou que quando o paciente estiver com uma dor de garganta, diarreia, algo urgente, ele será atendido naquele dia, em casos de renovação de receita para verificação de exames, o paciente será agendado. “Em casos muito urgentes nós temos o nosso pronto atendimento, que vai continuar atendendo normalmente”, explicou.
Todas as unidades vão ter o sistema implantado, a implantação está sendo gradual. “Nós estamos fazendo gradualmente, para que não haja um alvoroço na cidade com a população, usuários, então está sendo implementado pouco a pouco, mas todas as unidades passarão por esse processo. O programa foi criado pelo Hospital Albert Einstein, em alguns estados do Brasil já está funcionando, mas isso depende de cada Estado”, comentou a profissional.
Ceres acredita que o Programa irá otimizar os atendimentos. “Assim a pessoa eu vai lá para renovar uma receita e já aproveita, já verifica a carteirinha de vacina, já pode consultar com o dentista, pode fazer seu preventivo. Com esse sistema, ela pode agendar tudo num dia só”, explicou.
Para aquelas pessoas que precisem ir para fora do Município, o Estado também está colocando um ambulatório de especialidades à serviço dos municípios, os hipertensos, diabéticos, cardíacos, gestantes continuarão com o atendimento da mesma forma, disse a profissional. “Eu gostaria que a população tenha calma, porque é um programa novo para nós também e que ninguém vai ficar sem o seu atendimento. Todos serão acolhidos, seja pela recepcionista, seja pelo técnico de enfermagem, seja pela enfermeira, e serão direcionados da forma correta para o seu atendimento“, finalizou.
Texto: Andrea Borges
Foto: Freepik
Notícias Relacionadas
Caminhada marca mês de conscientização do autismo em Palmeira
A cidade de Palmeira se prepara para um momento especial de sensibilização e união. Neste sábado (12), será realizada a 2ª edição da Caminhada pelo Autismo, em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Leia Mais