Profissionais destacam papel do esporte para saúde e desenvolvimento do cidadão
Hoje (06) comemora-se o Dia Internacional do Esporte. Esta data foi estabelecida durante uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013.
Neste dia, o objetivo é comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos, além dos benefícios da saúde.
O atleta profissional Diego Frank contou sobre a prática do de muay thai e seus benefícios. “Hoje em dia o muay thai é considerado uma das mais poderosas lutas de contato no mundo. Além de ser um esporte, ele traz vários benefícios tanto para a saúde quanto para a estética. Ele auxilia na perca de peso, no condicionamento físico, no fortalecimento muscular, entre outras coisas”, explicou
Diego conta que o esporte é muito essencial e importante em sua vida, pois moldou seu caráter e foi fundamental em sua história. “Em questão de competição, eu tenho umas 15 lutas aí no meu cartel, com apenas 2 derrotas. Eu sou detentor do cinturão até 60 kg dos Campos Gerais, já competi o Campeonato Brasileiro lá no Estado do Espírito Santo, onde ele me deu uma seletiva para o mundial que ocorre sempre na Tailândia, então esse mundial, é como se fosse a Copa do Mundo do Futebol”, disse Diego.
O muay thai pode ser praticado por crianças, jovens, adolescentes, idosos. “Como por exemplo, eu tenho alunos de 10, 11 anos como eu tenho alunos de 50, 55 anos, então é um esporte com bastante flexibilidade de faixa etária. Para mim não é só um esporte e sim um estilo de vida”, finalizou Diego.
Luciana Turra, professora de natação e técnica de handebol, conta que sua relação com esporte começou desde a infância. A profissional também destaca o papel do esporte especialmente na vida das crianças e adolescentes. “Eu acredito que o esporte ou a atividade física, são fundamentais na vida de qualquer pessoa, em especial, da criança e do adolescente, porque eles estão em formação, eles precisam viver coisas boas, influências boas e o esporte é isso, porque o esporte foca no objetivo, o esporte prepara para a vida, tem regras e você tem que ter muita disciplina, você tem que treinar, correr atrás para conquistar. É através do esporte que nós temos muitos amigos, conhecemos muitos lugares e muitas pessoas, abrindo um leque muito grande de oportunidades. Hoje nós vemos nos Jogos Olímpicos, competições de grande porte, onde as pessoas conseguem muitas vitórias através de emprego, de amizade, de realização. Então o esporte ele desperta paixões e foca o adolescente para um lado bom da vida”, finalizou Luciana.
A Ipiranga FM parabeniza todos os atletas e professores de Educação Física pelo Dia Mundial de Esporte, contribuindo para qualidade de vida e desenvolvimento cidadão.
Texto: Andrea Borges e Bruna Camargo
Foto: Pixabay
Notícias Relacionadas
Palmeira é destaque na premiação da AMCG Esportes 2024
O município de Palmeira brilhou na cerimônia de premiação da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Esportes 2024, realizada em Ponta Grossa. Entre os grandes campeões, Palmeira garantiu o 1º lugar no Grand Prix de Vôlei Adulto Masculino, com o atleta Lincon Kelvin Ferreira dos Anjos sendo eleito Leia Mais
Atletas mirins de Palmeira brilham no Festival Paranaense de Handebol Sub-12
Aconteceu neste fim de semana o Festival Paranaense de Handebol, categoria Sub-12, promovido pela Liga de Handebol do Paraná, Região Sul em Ponta Grossa, para equipes masculinas e femininas. A equipe feminina Sub-12 de Palmeira, formada por atletas de Leia Mais
Equipe feminina adulta é vice campeã nos Jogos Abertos do Paraná
A equipe Feminina Adulta de Handebol de Palmeira disputou neste fim de semana o título da Série Prata dos Jogos Abertos do Paraná. O quadrangular final reuniu as equipes de Palmeira, Astorga, Umuarama e Florestópolis. Nas semifinais a partida Leia Mais