Professores passam por treino de ação contra incêndios

No final de junho, professores da Educação Infantil da Rede Municipal de ensino passaram por uma simulação aplicada pelo instrutor do curso de brigadistas do Senai, Fabiano Lopez, o curso é realizado pela Escola de Gestão da Prefeitura, e o treinamento foi aplicado no Cmei Alderico Viante.
A atividade aplicada teve intuito de simular uma situação de incêndio, os professores e funcionários da instituição deveriam realizar a evacuação de todo o prédio para um local seguro, longe do ponto onde teria começado o incêndio.
Após a retirada dos alunos as portas das salas deveriam ser marcadas. Esse treinamento transmite o conhecimento necessário das medidas que devem ser tomadas caso um dia ocorra o incidente, além de levar aos pais uma segurança de que seus filhos terão o suporte necessário.
A diretora de Educação, Lucimara Candéo, acompanhou a simulação e comenta sobre o objetivo do curso. “Os brigadistas estarão treinados para atuar em situações de emergência, podendo antecipar procedimentos de primeiros socorros, combater princípio de incêndio manuseando corretamente equipamentos de segurança e executar o plano de abandono”, comenta Candeó.
O objetivo da Secretaria é atender a legislação vigente capacitando servidores para serem brigadistas nas instituições de ensino, adequar as edificações escolares e realizar o plano de abandono. Ao final dos cursos serão aproximadamente 100 servidores treinados que deverão realizar no mínimo um exercício simulado de abandono a cada semestre.
A diretora do CMEI Alderico Viante, Edna Lemos, conta sua experiência em direcionar os servidores durante o treinamento. “Dirigir os professores na simulação de incêndio foi um grande desafio. Pude perceber quão despreparados nós estávamos.
É nessa experiência que vemos a importância em formar uma equipe de brigadistas e um plano de ação, caso alguma emergência ocorra.
Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque, secretária de Educação também esteve acompanhando o treinamento e comenta que a formação da Brigada Escolar é condição essencial tendo em vista a seguranças nas Instituições de Ensino. “Quando falamos destas instituições nos referimos à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, que compõem junto à Educação de Jovens e Adultos, Cursos Profissionalizantes e Educação Superior, nossa rede municipal”, disse.
A secretária ressalta também o empenho dos servidores em cumprir a atividade proposta. “Cada uma das modalidades de ensino, tem características diferenciadas. Pudemos acompanhar o plano de evacuação do CMEI Alderico Viante, onde temos bebês e crianças até cinco anos, requerendo atenção diferenciada dos brigadistas”, finalizou.
Fotos: Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Piso do Magistério: Prefeitura encaminha projeto com reajuste de 6,27%
A Prefeitura de Palmeira encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 6.422/2025, que garante o reajuste de 6,27% aos profissionais do Magistério. O aumento atende ao valor do Piso Nacional do Magistério (PNM), fixado anualmente pelo Ministério Leia Mais
Polo da UAB de Palmeira oferece curso gratuito de Gestão Pública
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Palmeira está com inscrições abertas para o curso de graduação em Gestão Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A formação tem duração de apenas dois anos Leia Mais
Colégio Agrícola de Palmeira oferece cursos de drones agrícolas em agosto
O Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, em Palmeira, irá oferecer cursos voltados ao uso de drones na agricultura a partir de agosto. A iniciativa visa preparar os participantes para a aplicação dessa tecnologia no campo, promovendo o avanço da Leia Mais