Professora da rede municipal desenvolve projeto na área de inteligência emocional

Através de atividades relacionadas a saúde física, juntamente com a criação de um diário de alimentação saudável, palestras com profissionais da área, entre outras atividades, a professora Amanda Fernanda Lourenço dos Santos, do 5°ano da Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira, começou a trabalhar a conscientização sobre escolhas para um estilo de vida e o projeto ‘Cidadão de mim’ voltou-se para a área de inteligência emocional.
Entre as atividades realizadas na primeira fase do projeto, uma escola do campo participou de um bate papo sobre a alimentação e cuidados com a saúde, e foram recebidos com o suco verde preparado pelos alunos do Eurides.“ Dentre outras atividades, tivemos também a macro ginastica, uma atividade física de mães e filhos, realizamos também uma feira de ‘escambo’, na qual os alunos trocaram objetos que já não serviam mais. Essa pratica gerou solidariedade entre eles”, contou a professora.
Ao final da primeira fase os alunos participantes do projeto praticaram exercícios de meditação consciente, que auxiliam no dia a dia, na alimentação e nos estudos.
Amanda conta que a segunda fase do projeto teve início após um curso online sobre boas escolhas. “Tive a oportunidade de fazer um curso sobre boas escolhas e o conteúdo me levantou um alerta. Percebo que as crianças passam muito tempo online e não tem a maturidade para agir na rede. O trabalho do projeto seguiu nessa linha”, disse.
A partir disso a professora introduziu o tema bullying. Ela levou para a para sala de aula alguns vídeos e matérias que geraram debates sobre o assunto. “Muitas atividades foram realizadas, os alunos confeccionaram cartazes, realizaram uma visita na Rádio Ipiranga, visitaram a Secretaria Municipal de Educação para conversar com a secretária interina, Lucimara Candéo, falaram sobre o Minibol e os efeitos educativos. Eles também receberam uma palestra com dois gamers sobre cyber bullying e segurança online, além da produção de vídeos para a rede social da escola, onde eles têm publicado seus materiais e dicas de atividades para os pais em casa”, comentou a Amanda.
A partir dessas ações, semanalmente as atividades dos alunos serão publicadas também no Facebook da Secretaria Municipal de Educação com a hashtag #
Candéo parabenizou a professora Amanda pela iniciativa, criatividade e envolvimento com esse projeto. “Presenciei o entusiasmo dos alunos ao realizar diversas atividades, estudando sobre os assuntos abordados, preocupados com o bullying e com a influência das tecnologias na vida das crianças. Creio que através de diversas abordagens vivenciadas os alunos poderão fazer melhores escolhas para terem uma vida melhor”, disse a secretária interina.
Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira e Bruna Camargo/Rádio Ipiranga
Notícias Relacionadas
Piso do Magistério: Prefeitura encaminha projeto com reajuste de 6,27%
A Prefeitura de Palmeira encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 6.422/2025, que garante o reajuste de 6,27% aos profissionais do Magistério. O aumento atende ao valor do Piso Nacional do Magistério (PNM), fixado anualmente pelo Ministério Leia Mais
Polo da UAB de Palmeira oferece curso gratuito de Gestão Pública
O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Palmeira está com inscrições abertas para o curso de graduação em Gestão Pública, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A formação tem duração de apenas dois anos Leia Mais
Colégio Agrícola de Palmeira oferece cursos de drones agrícolas em agosto
O Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, em Palmeira, irá oferecer cursos voltados ao uso de drones na agricultura a partir de agosto. A iniciativa visa preparar os participantes para a aplicação dessa tecnologia no campo, promovendo o avanço da Leia Mais