Produtores rurais têm até 31 de maio para renegociar dívidas do crédito rural

Produtores rurais que enfrentaram desafios decorrentes de intempéries climáticas ou declínio nos preços agrícolas agora têm a oportunidade de renegociar suas dívidas de crédito rural para investimentos. Esta medida, proposta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio do Ministério da Fazenda (MF) e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em março, estende o prazo limite para repactuação até 31 de maio.
A nova disposição permite que instituições financeiras adiem ou dividam os débitos que venceriam ainda em 2024, referentes a contratos de investimentos para produtores de soja, milho e nas áreas de pecuária leiteira e de corte. Contudo, para serem elegíveis, as operações contratadas devem estar em dia até 30 de dezembro de 2023.
Esta resolução se tornou necessária devido às condições climáticas adversas nas principais regiões produtoras durante a safra 2023/2024, o que impactou negativamente algumas lavouras, reduzindo a produtividade em áreas específicas. Adicionalmente, os produtores rurais têm enfrentado dificuldades com a queda nos preços, resultante do cenário global.
Informações e foto da Agência Gov
Notícias Relacionadas
Colégio Agrícola recebe palestra sobre uso do lodo agrícola como fertilizante
Na tarde de terça-feira (15), os alunos do Colégio Agrícola Getúlio Vargas participaram de uma palestra educativa sobre o uso do lodo agrícola como fertilizante. A iniciativa foi realizada em parceria com o Departamento de Agricultura e a Sanepar, Leia Mais
Assembleia da Cafpal destaca participação feminina na agricultura familiar
No dia 31 de março, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) realizou sua Assembleia Geral Ordinária, momento importante para definir os rumos da organização. O evento contou com ampla participação dos associados e teve como um dos Leia Mais