Produção de uva em Palmeira foi tema do Noticiário P7 desta quarta-feira (06)

Produção de uva em Palmeira foi tema do Noticiário P7 desta quarta-feira (06)

Publicado em: 6 jan, 2021 às 16:04

Marcos Krupa, presidente da Associação dos Produtores de Uva de Palmeira (APUP), Técnico da Emater Valter José Ramos e Fernando Voltarelli, Secretário de Agricultura e Pecuária participaram do Noticiário P7 desta quarta-feira (06).
Ao reforçar o convite para a Feira da Uva que começa nesta quinta-feira (07) a partir das 9h no Calçadão da Rua Conceição, o Presidente da Associação destacou o caráter familiar desta venda direta. “A uva é uma coisa familiar, que atrai as pessoas. E neste trabalho você oferece para as pessoas com carinho. Desde a hora que você produz uma uva, você trabalha com carinho todo especial para fazer um produto de qualidade. Nessa comercialização direta escutamos muitas histórias, isso resgata muita coisa e é gostoso de ouvir”, disse o produtor.
O crescimento da produção e produtividade da uva no município foi destacado por Ramos. “A supersafra do ano passado se equivale a supersafra deste ano. Aquilo que falávamos há mais ou menos 10 anos que a partir do terceiro ano iria subindo gradualmente a produção ano a ano. Concluindo o que tivemos nos dois últimos anos, nós estamos ainda em fase de crescimento na produção e produtividade da uva de Palmeira. Provavelmente ainda tenhamos uns dois ou três anos para atingir o pico que nós esperávamos e estamos conseguindo”.
Durante a entrevista, Voltarelli ressaltou o papel da pasta no desenvolvimento da viticultura no município. “A Secretaria de Agricultura na minha pessoa e na pessoa do Prefeito Sérgio Belich temos o compromisso de dar o melhor respaldo possível para o produtor. Tudo aquilo que vem somar, pode ter certeza que estaremos junto com o produtor. Esta feira é o primeiro evento que estou participando, estou feliz por este momento. (…) Esses produtores estão há mais de 12 anos produzindo uva, quer dizer que já deu certo e nós temos que dar continuidade. Então todo esforço que depender da Prefeitura será dado. Tanto que esta semana e nas próximas os nossos técnicos passaram nas casas dos produtores para fazer a leitura do grau brix e ver como está a uva”, disse ele.

Preço
Krupa explicou sobre a alteração no preço para este ano. “Tivemos uns probleminhas de custo de produção em embalagem que neste ano está cara. (…) Tivemos que jogar um pouco o valor por causa da embalagem. Hoje a uva rústica, isabel e bordô será vendida a R$ 15 a caixinha ( com dois quilos)”, relatou ele.
O Presidente adiantou que também haverá derivados como sucos, cuques, bolos, entre outros produtos.

Foto: Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo