Procon de Palmeira orienta sobre golpe da clonagem de cartão de crédito

Procon de Palmeira orienta sobre golpe da clonagem de cartão de crédito

Publicado em: 14 jan, 2023 às 6:56

Seja pela praticidade ou pela condições de pagamento,  seu uso o cartão de crédito tem sido cada vez mais utilizado entre os consumidores.
No entanto, com a sua maior utilização, são comuns situações em que há clonagem do cartão de crédito. De acordo com informações do Serasa, o golpe do cartão de crédito clonado ocorre quando os criminosos copiam os dados de um cartão e os transferem para um outro, fraudulento. Feito isso, eles ficam livres pra usar seus dados e fazer compras em seu nome.
A técnica do Procon de Palmeira, Rosidalva Muchinski Stavski, orienta que ao perceber que houve cobrança de gastos não identificados, é preciso antes de cancelar o cartão, verificar se realmente houve o uso do cartão por terceiros. ” Se você fez toda a conferência e mesmo assim tem certeza que não houve engano de sua parte, então é grande a  chance da clonado confirmar”, disse ele.
As orientações repassadas por Rosidalva são:

  • Pedir o bloqueio ou cancelamento imediato do cartão;
  • Analisar e saber cada cobrança que você não reconhece;
  • Fazer um boletim de ocorrência, pois se chegar qualquer protesto ou cobranças, o consumidor terá documentos que asseguram de que não era ele utilizando o cartão;
  • Entrar em contato a emissora do cartão ou banco e informar sobre as movimentações não reconhecidas.

“Como a principal forma de tornar cartões hoje é por meio de compras online e também presencial, a dica é comprar de lojas nas quais você confia. Pesquise reputação no site do Reclame Aqui. Desconfie de ofertas tentadoras demais com preço muito baixo do mercado. Não compartilhe informações do cartão de crédito por ligações em sites de redes sociais  e nem com os amigos”, orientou a técnica do Procon de Palmeira para que as pessoas possam evitar situações como essa.
Ela também explica que segundo o Código Defesa do Consumidor, o cliente está amparado pela lei em situações de clonagem do cartão. “Tanto administrador do cartão quanto a instituição financeira são responsáveis caso cliente não consiga realizar compras devido ter sido vítima de um golpe de clonado do cartão”, explicou.
O Procon de Palmeira está localizado na Central de Atendimento ao Cidadão e o telefone para contato é o 42 3009 -5071 ou 3909- 5124 ( que também é WhatsApp).
Neste link você aprende a identificar sinais de que teve seu cartão de crédito clonado.

Texto: Bruna Camargo
Imagem de StockSnap por Pixabay