Presidente eleito do Sindicato Rural fala sobre expectativas de trabalho para 2023

Presidente eleito do Sindicato Rural fala sobre expectativas de trabalho para 2023

Publicado em: 22 dez, 2022 às 12:38

Luciano Turra Agottani eleito novo Presidente do Sindicato Rural de Palmeira 2023-2026, esteve hoje (22) no Noticiário P7, comentando sobre as expectativas para os trabalhos do Sindicato a partir de janeiro.

Ele iniciou comentando que o papel do sindicato é defender o produtor rural e recorrer pelas causas que envolvem o meio dos agricultores. Luciano comentou sobre algumas ações e atividades do sindicato. “Nós temos a Faep o Senar, que são órgãos que a gente recorre quando necessário. Nós também pleiteamos bastante cursos como por exemplo para pilotagem do drone, retroescavadeira e tratorista, operador de colheitadeira, operador de trator, aplicação de agrotóxico (…) E a gente convida os produtores sendo sócios do sindicato ou não, a fazer esses cursos, o sindicato está com uma parceria com a patrulha rural,  com pessoal da polícia militar para bater muito em cima dos problemas com roubos no interior, o sindicato também tem feito ITR, certificado digital entre outros serviços. Para 2023 a gente quer que o sindicato seja como a segunda casa do produtor”, disse Luciano.

Produção agrícola

A respeito da produção de trigo, Luciano comenta que 2022 foi um ano atípico para a questão do trigo, houve pelo menos 20 a 30% de queda na produtividade e isso reflete diretamente no comércio. “Atrasou muito a colheita do trigo com isso, saiu fora da janela de plantio da soja. Então a soja que a gente acha uma janela ideal até 20 de novembro tem gente que nem terminou de plantar, o milho também sofreu com as chuvas e a geadinha que deu”, disse.

A expectativa para a safra é muita variável segundo ele. “Eu particularmente acho que vai se manter esses preços, é difícil a gente dizer alguma coisa neste momento, mas para o milho eu tenho expectativas de melhora”, disse.

O Presidente convida aos agricultores para que participem do sindicato e se associem, ele comentou que seu objetivo é trabalhar pela questão da segurança das propriedades rurais junto a prefeitura, policia militar, Luciano destacou ainda que o sindicato pretende fazer feiras e levar os produtores para alguns eventos.

Texto e foto: Andrea Borges