O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira, Odair Sanson Júnior, concedeu uma entrevista à Ipiranga FM, abordando diversos temas relevantes para a comunidade local. O vereador destacou as principais conquistas do legislativo em 2023, ressaltou a importância da transparência e avaliou a relação com o Poder Executivo.
Principais Conquistas Legislativas em 2023
O presidente da Câmara apontou a criação da Procuradoria da Mulher como a principal conquista do ano. O projeto, inspirado na iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná, visa oferecer às mulheres um canal de comunicação para denúncias e questões relacionadas a assédio e agressão. Além disso, Odair Sanson Júnior mencionou a implantação do Banco de Ideias Legislativas, que permite aos cidadãos apresentarem propostas e sugestões diretamente no site da Câmara.
Outro destaque foi a excelente avaliação pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, colocando a Câmara de Palmeira na sexta posição, com um índice de transparência de 99,65%.
Relação com o Executivo e Desafios Enfrentados
Júnior ressaltou o bom relacionamento com o Poder Executivo, destacando a visão compartilhada de responsabilidade e austeridade na gestão dos recursos públicos. Sobre os desafios, o presidente mencionou a pressão da classe dos professores por reajuste salarial, destacando que o momento tenso foi superado com respeito e diálogo.
CPIs e Parlamento Jovem
Quanto às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), Odair Sanson Junior informou que, em 2023, houve a finalização de uma CPI que tratava de aluguel de máquinas. Apesar de o relatório ter sido reprovado por erros, não houve abertura de novas CPIs, indicando a ausência de denúncias graves.
O presidente também enfatizou o sucesso do Parlamento Jovem, destacando a nona edição do programa. Além das atividades legislativas, os jovens realizaram visitas a órgãos públicos e participaram de projetos educativos, evidenciando a importância da troca de experiências. “Falar sobre o Parlamento Jovem é motivo de orgulho para nós. Além das reuniões mensais das comissões e sessões, os jovens participantes tiveram a oportunidade de visitar o Palácio do Iguaçu, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Curitiba. O programa estabeleceu parceria com a Secretaria de Saúde para a execução da primeira edição do projeto “Ouviteen”, um projeto de educação em saúde com foco na aprendizagem do trabalho. Essa colaboração permitiu aos jovens uma visita e uma palestra ministrada pelo Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado, Patrick Machado. Além disso, realizaram visitas técnicas no setor, incluindo órgãos do Poder Executivo, onde puderam conhecer as secretarias municipais, dialogar com o prefeito e o diretor de esportes”, destacou Júnior.
O desenvolvimento contínuo do Parlamento Jovem foi evidenciado com a realização da primeira sessão ordinária dedicada ao tema “Outubro Rosa”, atendendo ao pedido dos jovens parlamentares, disse o Presidente. “A sessão de encerramento, realizada com trajes de gala, e foi marcada por momentos emocionantes. Os jovens entregaram sua primeira moção de aplausos ao grupo “Gratos”. A deputada Mabel Canto prestigiou o evento, entregando uma moção rosa da Assembleia Legislativa do Paraná ao programa Parlamento Jovem. A Chefe do Núcleo de Ponta Grossa, Senhora Luciane, também marcou presença”, contou.
Ao todo, 81 alunos já participaram do programa, e as inscrições para a décima edição serão abertas no início do próximo ano letivo. “O Parlamento Jovem é motivo de orgulho não apenas para a Câmara, mas para toda a comunidade de Palmeira. No próximo ano, o programa concorrerá ao Prêmio Cidades Educadoras, e estamos na torcida para que Palmeira conquiste essa premiação. Considerando que o programa já está em seu décimo ano, é possível que surjam candidatos adultos provenientes do Parlamento Jovem. Com 10 anos de existência, muitos deles têm potencial para ocupar cadeiras junto com os membros atuais. Na próxima edição, esperamos eleger mais mulheres para equilibrar a representação no legislativo, visto que na última edição, dos 9 jovens participantes, 8 eram mulheres e apenas um era do sexo masculino”, destacou o Presidente.
Situação Financeira e Perspectivas para 2024
Odair Sanson Júnior assegurou que a situação financeira da Câmara é tranquila, com economia de gastos e devolução significativa de recursos ao Executivo.”Possuímos um orçamento razoavelmente adequado, implementamos cortes de gastos e utilizamos apenas o necessário para garantir a prestação de serviços com qualidade, proporcionando condições favoráveis para que nossos servidores e funcionários desempenhem seu melhor trabalho. Inicialmente, o orçamento na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 era de 6 milhões. Após emendas dos vereadores, destinamos 3 milhões ao município. Ao longo do ano, por meio de crédito de lei, realizamos uma devolução de 990 mil, e projetamos encerrar o ano com uma devolução adicional de mais 170 mil à prefeitura, totalizando 4.360.000 devolvidos ao Executivo”, disse.