Prefeitura oferece quatro cursos técnicos profissionalizantes para adolescentes
As Secretarias de Assistência Social e de Indústria e Comércio realizaram uma parceria para viabilizar a execução do projeto ‘Capacitar para o Futuro’, o qual disponibiliza cursos técnicos profissionalizantes voltados para adolescentes, de maneira gratuita. O objetivo é formar até 100 adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica nos quatro cursos disponibilizados, sendo que 20% dos inscritos estão inseridos em programas sociais.
Aulas de dois cursos já foram iniciadas, porém as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (9), caso as vagas ainda estejam disponíveis. Os cursos de Auxiliar Administrativo e de Torneiro Mecânico já estão em andamento desde segunda-feira (5) e terça-feira (6), respectivamente.
Para realizar a inscrição basta ir até o Senai, localizado na PR 151, na antiga Estação Ferroviária, munido de RG, CPF, comprovante de residência e RG da mãe. No dia 16 de setembro terão início as aulas para o curso de Agente de Inspeção de Qualidade e no dia 14 de outubro será a vez do curso de Almoxarife. Para os cursos de Auxiliar Administrativo, Agente de Inspeção de Qualidade e de Almoxarife, a escolaridade mínima exigida é ensino médio incompleto e idade de 15 a 18 anos. Já para o curso de Torneiro Mecânico pode ser feito por alunos com ensino fundamental incompleto e idade entre 16 e 18 anos. A carga horária de cada um dos quatro cursos é de 160 horas.
Jaudeth Ramos Hajar, secretário de Indústria e Comércio, destaca que o objetivo do Município é inserir os adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. “É o mínimo que podemos oferecer a todos os indivíduos para dar um passo importante em direção ao mundo adulto. Além da formação de grandes profissionais, também buscamos formar grandes pessoas”, disse.
A realização destes cursos é feita através de deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), com recursos na modalidade fundo a fundo, do Fundo Estadual para Infância e Adolescência para o fundo Municipal para Infância e Adolescência. “Não receber este recurso e deixar passar a oportunidade de ofertá-los para nossos adolescentes, afrontaria os princípios que norteiam a administração pública, em especial do interesse público. Desta forma desenvolvemos economicamente nosso município e atendemos os adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, declarou Hajar.
Iniciados
As aulas dos cursos de Auxiliar Administrativo e de Torneiro Mecânico já foram iniciadas. Laís Francine Bail, Marcos Antônio Hrentchechen e Silmara do Rocio Rodrigues Braz, representantes do Senai, além de Ezequiel Carneiro, diretor de Indústria e Comércio, Claiton José Costa, chefe de Desenvolvimento Econômico, e Joelma Aparecida dos Santos Mayer, chefe de Proteção Social Básica da Assistência Social, deram as boas-vindas aos alunos e falaram sobre a oportunidade ofertada.
“Com estes cursos pretendemos dar um norte para os adolescentes, para que eles melhorem seus currículos e possam entrar no mercado de trabalho desempenhando um bom papel. Esse é o primeiro passo para eles se profissionalizarem”, disse Mayer.
Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
RPPS de Palmeira abre processo seletivo para contratação de estagiário
O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Palmeira anunciou a abertura de um processo seletivo para a contratação de estagiários. As vagas são destinadas a estudantes de nível médio, profissional ou superior, matriculados em instituições reconhecidas pelo Ministério Leia Mais
Caged de setembro mostra saldo positivo em criação de empregos em Palmeira
Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 247.818 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos em setembro. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Nos nove Leia Mais
Klabin abre vagas em Palmeira, no Paraná
As oportunidades são para atuar na operação de máquinas florestais A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, está com vagas abertas para operação de processos florestais, em Palmeira, no Paraná. Os candidatos devem possuir Ensino Médio Leia Mais