Prefeitura de Palmeira lança Ouvidoria do SUS Online

Prefeitura de Palmeira lança Ouvidoria do SUS Online

Publicado em: 14 fev, 2022 às 14:21

A Prefeitura Municipal de Palmeira divulgou na última semana que está disponível a Ouvidoria do SUS Online, no site do Município. A ferramenta permite que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmeira registrem suas denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios sobre os serviços do SUS em nosso município de forma rápida e fácil, através do link https://palmeira.pr.gov.br/pss/ouvidoria-do-sus/.
A ouvidoria é um instrumento da gestão para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS e tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
O Município reforça que a manifestação dos usuários do SUS é extremamente importante para a melhoria da prestação dos serviços ofertados. Para registrar sua manifestação basta acessar o link ‘Ouvidorias’, na página inicial do site do Município (www.palmeira.pr.gov.br). Na sequência selecionar o item ‘Ouvidoria do SUS’ e preencher os campos que irão aparecer na tela, de acordo com sua manifestação.

Quando procurar a Ouvidoria do SUS?
A manifestação deve ser registrada sempre que o cidadão:
• Solicitar assistência (Ex: consultas, atendimentos, tratamentos, exames, medicamentos);
• Relatar uma insatisfação (Ex: insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde, falta de medicamento, etc.);
• Denunciar uma irregularidade (Ex: Não cumprimento de carga horária pelo profissional de saúde, Cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, Negligência médica, etc.);
• Obter uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde (Ex: Funcionamento do SUS, como conseguir medicamentos pelo SUS, Sistema de Regulação, etc.);
• Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde (Ex: elogiar o atendimento recebido / o profissional que o atendeu, sugerir a Inclusão de medicamento no SUS / contratação de profissionais, etc.).

Imagem e informações da Prefeitura Municipal de Palmeira