Prefeitura de Palmeira busca maior presença do comércio local nas licitações
A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Finanças, da Sala do Empreendedor e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram duas etapas de capacitação no processo de Compras Públicas, com a intenção de ampliar a participação de empresas locais nos processos licitatórios. As ações aconteceram no mês de setembro.
A primeira turma, formada por aproximadamente 30 servidores de secretarias municipais da Prefeitura, recebeu capacitação sobre o processo licitatório. A aulas tiveram carga horária de 12 horas, focando na padronização do processo de compras públicas, trâmites legais, prazos e padronização das fases do processo, até a conclusão do processo pelo Departamento de Licitações da Prefeitura.
A segunda turma, formada por mais de 50 empreendedores do comércio local, recebeu capacitação num total de 12 horas sobre Compras Públicas. Foram abordados temas relacionados a preparação da empresa para os processos licitatórios, o entendimento do trâmite de licitações e a importância de ser fornecedor ao poder público.
As duas etapas de capacitação foram importantes, tendo em vista que internamente as secretarias municipais passam a ter entendimento em comum, padronizam e agilizam as etapas com assertividade. Já no ponto de vista do comércio, fica claro como é realizado todo o processo de licitações, quebrando a cultura de que é difícil preparar a empresa para participar dos processos de licitações.
Incentivo
A Secretaria Municipal de Finanças vem trabalhando em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Palmeira (ACIP) e incentivando os empreendedores locais para participarem dos processos licitatórios do município. O objetivo é ter maior número de empresas locais fornecendo a Prefeitura e, desta forma, mantendo os recursos em Palmeira, gerando mais empregos e possibilidade de investimentos pelo comércio local.
O secretário de Finanças, Eloir José Voichicoski, comenta que serão realizados novos eventos buscando incentivar o comércio local a participar dos processos de licitações da Prefeitura. “Com maior participação dos empreendedores locais, com certeza vamos ter maior número de empresas locais fornecendo a Prefeitura e mantendo os recursos no município para o desenvolvimento local e estímulo para o crescimento de negócios. Essa melhor divulgação e participação do processo de Compras Públicas também gera maior transparência nos processos, o que é importante para a gestão pública”, comenta.
Foto:Divulgação/Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Nota Paraná vai devolver créditos usados para abater o IPVA de motos isentas
Participantes do Nota Paraná que transferiram créditos do programa para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de motocicletas que se tornaram isentas em 2025 serão reembolsados. De acordo com a Receita Estadual, os valores serão Leia Mais
Procon-PR lança cartilha com orientações para compra de veículos usados
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), lançou nesta segunda-feira (13) uma cartilha com orientações para a compra de veículos usados. Intitulada “Dicas para Compra de Carros Seminovos e Leia Mais
Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix
A Receita Federal emitiu nesta sexta-feira (10) um alerta sobre fraudes cometidas contra pessoas que acreditam na notícia falsa de que o governo introduzirá um imposto sobre o Pix. Segundo denúncias recebidas pelo Fisco, criminosos estão usando indevidamente o nome da Receita para cobrar supostas taxas. Por meio de Leia Mais