Prefeitura anuncia que irá doar máscaras para população
A Prefeitura Municipal de Palmeira divulgou que 100% da população irá receber gratuitamente máscaras para prevenção a covid-19. Segundo a informação divulgada no site da Prefeitura a distribuição começa nesta segunda-feira (13) e será feita através dos agentes comunitários de saúde (ACS). “Os ACSs têm o mapeamento de cada região e condições de conhecer as pessoas nas áreas em que atuam. Eles têm capacidade de realizar a entrega correta para 100% da população”, relatou a Secretária Municipal de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak.
As máscaras distribuídas para os palmeirenses serão de tecido, de modelo reutilizável, com camada tripla, sendo uma delas filtrante, conforme recomendações do Ministério da Saúde. As máscaras são de modelo diferente do utilizado pelos profissionais da área da saúde.
O uso das máscaras deve ser implementado junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo do novo coronavírus.
A colaboração de todos nas ações de contenção da covid-19 são essências para a interrupção da cadeia de transmissão, independente da presença ou não de sintomas, uma vez que já existem evidências da ocorrência de transmissão pessoa a pessoa.
Para a aquisição dos equipamentos de proteção destinados aos moradores de Palmeira, a Prefeitura investirá R$ 134,9 mil. Ainda de acordo com Fabiani, para realizar a aquisição das máscaras o Município está seguindo recomendações do Boletim Epidemiológico 07, de 6 de abril de 2020, do Ministério da Saúde, e a nota técnica sobre uso de máscara nº03/2020 – CGGAP/DESF/SAPS/MS.
Cuidados e utilização das máscaras
As medidas de utilização e higienização das máscaras fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. Desta forma, os seguintes cuidados devem ser utilizados:
1 – O uso da máscara é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
2 – Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
3 – Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la e não fique ajustando a máscara na rua.
4 – Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
5 – Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.
6 – Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
7 – Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
8 – Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
9 – A máscara deve estar seca para sua reutilização.
10 – Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.
11 – Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.
12 – Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
13 – Ao sinal de desgaste da máscara deve ser inutilizada.
O Ministério da Saúde também destaca que máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o coronavírus. No site do órgão (www.saude.gov.br) é possível encontrar um passo a passo de como produzir um modelo, de forma simplificada.
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais