Prazo para justificar ausência do primeiro turno das eleições encerra nesta quinta-feira (06)

Finaliza hoje (06) o prazo para quem não votou no primeiro turno justificar a ausência. O procedimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral ou pela internet, através do sistema “Justifica”, no site da Justiça Eleitoral.
Adilson Severino da Silva, chefe do Cartório Eleitoral explicou que o eleitor precisa levar um documento que comprove a ausência. “Na 13ª zona eleitoral que compreende Palmeira e Porto Amazonas, a justificativa para ser apresentada tem que vir com um documento que comprove a impossibilidade da pessoa não estar votando naquele dia, então documento pode ser um atestado médico ou uma passagem, porque após o prazo da justificativa somente acompanhado de um documento, não basta só preencher o formulário e trazer”, informou Adilson.
Caso não seja feita a justificativa, haverá pagamento de multa. “Quem não puder comprovar a ausência por ir ao Cartório Eleitoral que fazemos a busca e a guia de recolhimento para a pessoa pagar a multa de R$ 3,50. A pessoa traz o comprovante, lançamos no sistema e a pessoa fica tudo regularizado”, ressaltou o chefe do Cartório Eleitoral.
Ao estar com a situação irregular com a Justiça Eleitoral, a pessoa pode ser impedido de tirar passaporte, assumir concurso público, além de outras sanções.
O chefe do cartório também lembrou que é possível justificar após a data estipulada pela Justiça Eleitoral. “Mesmo após o prazo se ela estiver fora do país ela pode vir trazendo passaporte, outro documento. E mesmo aqui no Brasil havendo uma impossibilidade que a pessoa não possa vir até o prazo final para justificativa, porque a pessoa estava doente ou tem outro motivo, trazendo um atestado ou ouro documento é possível identificar”, finalizou o Chefe do Cartório Eleitoral.
Notícias Relacionadas
Meio século de história: Palmeira celebra 50 anos da instalação do DRAM-5
Há exatos 50 anos, instalava-se em Palmeira, na antiga Fazenda Baronesa, o Depósito Regional de Armamentos e Munições, da 5ª Região Militar e 5º Divisão do Exército, denominado Depósito Regional de Armamentos e Munições, DRAM-5. O anexo a Ordem Leia Mais
Secretaria Municipal de Saúde confirma 26 casos de dengue em Palmeira
De acordo com o boletim divulgado na quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde, Palmeira registra 26 casos confirmados de dengue, um aumento significativo em relação aos 18 casos registrados na semana passada. Ao todo, foram feitas 173 notificações, Leia Mais
Mãe do Padre Albino Dziadzio falece aos 98 anos
Faleceu na tarde de ontem (23), no hospital Santa Casa de Palmeira, a senhora Maria Dziadzio, mãe do Padre Albino Dziadzio. Ela tinha 98 anos de idade e era muito querida pela comunidade local. Dona Maria era viúva de Estephano Dziadzio (in memoriam) e deixa um legado de fé, Leia Mais