Prazo para Alistamento Militar finaliza nesta quinta-feira (30), saiba como realizar o alistamento em Palmeira

Prazo para Alistamento Militar finaliza nesta quinta-feira (30), saiba como realizar o alistamento em Palmeira

Publicado em: 28 jun, 2022 às 11:11

Jovens que fazem dezoito anos em 2022 devem realizar o Alistamento Militar até a quinta-feira (30) por meio do site de alistamento militar.. Em caso de dúvidas, a Junta Militar de Palmeira está localizada na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Judite Sotta Malucelli, Nº 134.
Para realizar o alistamento na Central de atendimento, o jovem deve levar consigo CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Aline de Souza Rain, Secretária da Junta Militar comenta sobre o prazo e obrigatoriedade. “Hoje venho ressaltar sobre essa importante obrigação, que é o alistamento militar, então o alistamento militar é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2022. Ele deve ser feito até o dia 30 de junho, então as inscrições se encerram agora, na quinta-feira e pode ser executado pela internet, através do site oficial, ou na Junta Militar aqui da cidade. Então você que ainda não solicitou, regularize o mais rápido possível sua situação“, explicou Aline.

Inscrição Online
Para a inscrição online, é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.
Para quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos.
Quem não realiza o Alistamento é considerado refratário. No Brasil o alistamento militar é obrigatório, e quem não se alistar pode ter uma série de problemas, como a proibição de:

  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios;
  • Prestar exame ou fazer matricula em qualquer estabelecimento de ensino;
  • Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Fazer inscrição em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
  • Receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.

 

Texto com informações de Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil