Por uma vida todo sacrifício é dever: 2 de julho dia nacional do Bombeiro

Por uma vida todo sacrifício é dever: 2 de julho dia nacional do Bombeiro

Publicado em: 2 jul, 2019 às 13:44

Nesta terça-feira (02) comemora-se o dia do Bombeiro. Há mais de 20 anos em Palmeira, a Corporação atende também os municípios vizinhos de Porto Amazonas e São João do Triunfo.
São cerca de 50 mil habitantes atendidos por um efetivo de 24 bombeiros entre eles, uma mulher.
O 1º Sargento Paulo Cezar de Almeida, atual comandante local, explicou a razão de a data ser comemorada neste dia 2.  Na ocasião, Almeida também falou sobre a missão do bombeiro. “A origem do Dia Nacional do Bombeiro foi uma escolha devido a criação do Corpo de Bombeiros Provisório da Corte inaugurado em 2 de julho de 1956 no Rio de Janeiro pelo imperador Dom Pedro. Oficialmente no dia 2 de abril de 1954 que passou a ser definido como Dia Nacional do Bombeiro , além da semana de prevenção contra incêndios. Nossa missão está no artigo 144 da Constituição Federal onde diz no parágrafo 5º a competência do Corpo Militar de Bombeiros. São atribuições previstas em lei como atividade de defesa civil, busca e salvamento, combate a incêndios, etc.”, disse o Sargento.
A homenagem é um reconhecimento das constantes provas de bravura destes profissionais. Com o lema “Por uma vida todo sacrifício é dever” os bombeiros não medem esforços em salvar e proteger a todos. São pessoas que todo dia se colocam em perigo, por outras vidas.
Bombeiro há mais de 24 anos, o sargento contou um dos momentos que mais marcou sua carreira. “Nós tivemos uma situação, eu trabalhava em Campo Largo e nos deslocamos para atender um incêndio em um caminhão de combustível e durante o combate houve a explosão desse caminhão. Foi um risco grande que corremos, uma ocorrência que marcou justamente pelo perigo”, lembrou Almeida.
São em média 500 ocorrências atendidas por ano, sendo as mais comuns; atendimento pré-hospitalar, acidente de trânsito, atendimento comunitário, busca e salvamento e combate a incêndio.Além o efetivo que executa trabalho administrativo, a equipe é dividia em três prontidões, sendo 5 bombeiros por dia em escala de 24 por 48 horas. No entanto, como explicou Almeida, o fato de o efetivo ser 100% da cidade e o contato imediato através de grupos do WhatsApp possibilita que em situações emergenciais , que necessitem de maior apoio, a equipe esteja apta a colaborar.
A corporação de Palmeira faz parte do 2° Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, que abrange 40 municípios sob o comando do Major Carlos Alberto de Oliveira. O Quartel da cidade está situado na Rua Judith Sotta Malucelli, no Centro Empresarial.
A Rádio Ipiranga FM parabeniza todos os bombeiros pelo seu dia e agradece em nome da comunidade palmeirense pelos serviços prestados.

Foto: Arquivo/Elder Scolimoski