Polícia Militar alerta para golpe da locação de residências pela internet
Através de um grupo de Facebook uma moradora de Palmeira alerta que estão usando a fotos da fachada de sua casa para aplicar um golpe.
De acordo publicação, a pessoa que está utilizando foto da residência pede um pix (transferência bancária instantânea) para reservar o aluguel do imóvel e após o envio do dinheiro, não há mais contato com o falso locador.
A Ipiranga FM entrou em contato com o Comandante da Polícia Militar de Palmeira, Tenente Rafael Dambros, que lembrou que este golpe mais conhecido em casas de praia, mas que tem sido cada vez mais realizado em outras cidades. “Essa situação em específico não chegou para nós, porém temos conhecimento da existência de situações como esta tendo em vista que é um estilo de golpe muito conhecido já. Era muito utilizado nos períodos de verão com imóveis da praia, porém com o passar do tempo os estelionatários passaram a aplicar esse tipo de golpe nas demais cidades”, contou ele.
Ao explicar sobre este tipo de golpe, Dambros lembra que o valor do aluguel chega a ser oferecido por 50% a menos que preço de mercado. Com a justificativa de muitos interessados, é solicitado uma valor para reserva. “As pessoas entrando em contato eles aproveitam para lançar o golpe. Informam que tem muitas pessoas a procura do imóvel que necessitaria de um adiantamento para conseguir segurar o imóvel para pessoa”, detalhou o policial.
Após conseguir o dinheiro da vítima, o estelionatária impossibilita qualquer chance de contato com ele. Seja excluindo o anúncio ou bloqueando o número da pessoa.
O Comandante da PM destaca as principais orientações para evitar ser vítima deste golpe. “Desconfiar de anúncios que estão oferecendo imóveis muito abaixo do mercado. Que as pessoas busquem verificar a veracidade da existência deste imóvel no local, se possível mandar alguém até o local e entrar em contato direto com proprietário ‘cara a cara’ evitando esse contato só por rede sociais e aplicativos de mensagens. Na maioria das vezes realizar esse aluguel através de corretoras de imóveis, principalmente aquelas que possuem garantia de proteção de pagamento. Assim, no caso de pagamento adiantado você tem a possibilidade de receber o ressarcimento. Outra dica importante é entrar em contato com esse anunciante e tentar extrair o máximo de informação possível dessa pessoa e do imóvel. (…) Evite realizar pagamento antecipado sem verificar que o imóvel realmente existe e que contratou diretamente com proprietário. Na dúvida não feche negócio. Anúncios muito atraentes geralmente são golpe e é uma situação que está cada vez mais comum”, alertou Tenente Dambros.
O Policial reforça aos proprietários que tenham fotos ou informações de sua residência sendo usadas na aplicação de golpes que comuniquem a Polícia. “É importante que esse cidadão procure a Delegacia de Polícia a e realize a denúncia. Com isso, vai facilitar para que esse falso anúncio seja tirado do ar bem como que pessoas caiam nesse tipo de golpe”, enfatizou ele.
Texto: Bruna Camargo
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Palmeira
Ontem (26), a Polícia Militar de Palmeira realizou o cumprimento de um mandado de prisão contra um homem de 36 anos. A ação aconteceu na cidade e, após a detenção, o indivíduo foi conduzido à Cadeia Pública Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. A operação faz parte dos esforços Leia Mais
Homem é preso em flagrante por agredir a esposa em Palmeira
Na noite de domingo (24), por volta das 19h20, uma equipe policial foi acionada para atender um caso de violência doméstica na Rua João Klimiont, no bairro Rocio, em Palmeira. De acordo com informações do relatório da Polícia Militar, um homem de 34 anos agrediu a esposa, causando-lhe lesões Leia Mais
Polícia Militar de Palmeira registra ocorrência de drogas para consumo pessoal
A Polícia Militar de Palmeira registrou nesta sexta-feira (22) uma ocorrência de drogas para consumo pessoal na Rua Josefá J. de França, no bairro Rocio II, em Palmeira. Durante uma abordagem um homem de 20 anos, foi realizada uma Leia Mais