Polícia Ambiental atendeu ocorrências em três localidades de Palmeira nesta segunda-feira (19)

Polícia Ambiental atendeu ocorrências em três localidades de Palmeira nesta segunda-feira (19)

Publicado em: 20 jun, 2023 às 9:26

Em atendimento a denúncia 181 a Polícia Ambiental se deslocou nesta segunda-feira (19)  até à localidade de Santa Bárbara de Cima, município de Palmeira e constatou dano em floresta nativa secundária em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, atingindo espécie ameaçada de extinção e também utilizado fogo para limpeza da área, sem autorização do órgão ambiental competente em área de 1,8 hectares.
A Polícia Ambiental relatou que em continuidade a fiscalização, se deslocou até a localidade de Colônia Maciel, município de Palmeira e constatou dano em floresta nativa secundária em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, atingindo espécie ameaçada de extinção e também utilizado fogo para limpeza da área, sem autorização do órgão ambiental competente em área de 2,8 hectares.
Ambas as áreas pertencem ao mesmo infrator, masculino, 55 anos.  A equipe informação que foram lavrados 5 (cinco) autos de infrações ambientais, perfazendo o valor de R$ 128.500,00.
Na mesma data, a equipe policial recebeu ligação telefônica relatando que estaria ocorrendo desmatamento de floresta na localidade de Faxinal do Silva, no mesmo município. A equipe deslocou até o endereço e flagrou uma máquina escavadeira hidráulica realizando a destruição de floresta em estágio médio de regeneração do bioma Mata Atlântica em uma área correspondente a 0,35 hectares.
De acordo com a equipe policial, ao ser abordado o maquinista, 55 anos, este informou que desconhecia se o responsável pela propriedade possuía autorização florestal.
A Polícia relatou que o proprietário, 37 anos, foi localizado próximo ao local e relatou não ter a autorização necessária. Diante do fato ambos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Palmeira para lavratura do flagrante.
Foi realizado ainda o levantamento de imagens históricas e verificado que em data anterior que o dano ambiental mais 1,23 hectares destruídos. Diante dos fatos foram lavrados três autos de infrações ambientais, perfazendo o valor de R$ 35.000,00.

Fotos e informações da Polícia Ambiental