Pintura da Igreja Matriz de Palmeira deve ser concluída nesta quinta-feira (19)

Pintura da Igreja Matriz de Palmeira deve ser concluída nesta quinta-feira (19)

Publicado em: 19 set, 2024 às 8:58

A Igreja Matriz de Palmeira, um dos principais símbolos históricos e religiosos da cidade, está prestes a finalizar a renovação de sua pintura externa. O trabalho, iniciado em julho deste ano, tem previsão de conclusão para esta quinta-feira (19). A empresa responsável pelo serviço é a MR Pinturas, de Campo Largo, que já havia realizado o mesmo trabalho em 2018, durante o restauro da parte interna da igreja.

Michel Kapczak, responsável pela MR Pinturas, destacou que, desta vez, o processo foi mais simples, já que a crosta de sujeira nas paredes era menor em comparação à última intervenção. “O trabalho foi o mesmo, mas com menos sujeira nas paredes, mas foi executado da mesma forma, acredito que nesta quinta-feira entregaremos a obra”, explicou Michel.

A MR Pinturas, que tem uma longa tradição familiar, vem atuando há mais de 50 anos em projetos de restauração e pintura de igrejas. “Esse é um trabalho que começou com meu pai, e seguimos com a mesma dedicação, é um trabalho de família, somos em 3 e todos parceiros da família. A maioria das nossas obras é voltada para igrejas, acredito que 96% das obras são em Igrejas”, contou Michel.

Além de Michel, o profissional Gilmar Pereira da Silva também participou da execução da pintura da Igreja Matriz. Para a equipe, voltar a Palmeira e concluir mais uma vez a pintura da Igreja Matriz é motivo de grande satisfação. “É muito bom ver que o nosso trabalho é reconhecido e valorizado, e isso significa que está sendo bem feito”, disse Michel.

O trabalho de restauração e manutenção de patrimônios históricos, como a Igreja Matriz de Palmeira, é de grande importância para a preservação da história local. Michel ainda comentou sobre a possibilidade de, futuramente, a igreja passar por um processo de restauração externa com a aplicação de massa e tinta mineral, o que proporcionaria maior durabilidade à estrutura. “Seria uma ótima ideia, pois esse tipo de acabamento ajuda a preservar a pintura sacra, permitindo que as paredes respirem com a parede de dentro (…)”, explicou.

Texto: Da redação

Fotos: Elder Scolimoski