Pinheiral dos Malucelli celebra Festa em Louvor a São José Operário no domingo (23)

Pinheiral dos Malucelli celebra Festa em Louvor a São José Operário no domingo (23)

Publicado em: 21 abr, 2023 às 17:04

No domingo (23) a comunidade de Pinheiral dos Malucelli celebrará Festa em Louvor a São José Operário. A programação inicia às 6h com alvorada, a Santa Missa acontecerá às 10h, e o almoço (arroz, maionese, farofa, saladas, churrasco/leitão e sobremesas será servido ao meio dia. A tarde festiva segue com bingo, leilão e animação do Grupo Trio da Terra.

Segundo históricos da historiadora Vera Mayer, a comunidade teve inicio em 1930 quando ali instalou-se uma grande serraria.

De acordo com o documento o ramo madeireiro estava na sua expansão. O local ficou conhecido e denominado como Pinheiral dos Malucelli ou Pinheiral Serraria pois eram os empresários da família Malucelli os donos da maioria das terras e da imensa mata das araucárias na redondeza. Cerca de 200 operários trabalhavam de forma direta, além de muitos informais.  “O Pinheiral serraria era uma vila que naquele tempo já tinha armazém, posto de gasolina, energia elétrica, escola, telefone, um clube social frequentado pelos próprios operários e seus familiares, razão que atraia muitas outra pessoa da região para as festas e atividades de entretenimento. Ali eles tinha até um dinheiro próprio que circulava só ali, pois nos tempos da segunda guerra mundial (1940 – 45) o dinheiro se tornou escasso, quase não havia numerário disponível para pagar os operários das madeireiras dos Malucelli. Então, com ou sem permissão dos poderes constituídos, os Malucelli lançaram uma moeda de cobre que era usada para pagar seus operários e aceita no armazém. Um grupo tão grande de pessoas que ali residiam, eram católicos, inclusive os donos da serraria”, aponta o documento.

Logo sentiram a necessidade de formarem uma comunidade religiosa.Dada a abundância da madeira, não foi difícil de se construir uma igreja, que por sinal bastante imponente para época. Era uma das mais belas da paróquia. Um projeto arquitetônico de muito bom gosto. Elegeram São José Operário como seu padroeiro, dada a sua história ligada a madeira. Como se sabe São José era carpinteiro. No dia dedicado a ele que é 19 de março a celebração era com grande festa, que atraia muita gente da vizinhança, tanto para as celebrações como para uma confraternização muito bonita entre patrões e funcionários. A festa não visava lucros, por isso era tudo a preço de custo. Assim foi até os anos de 1960, quando a serraria foi transferida para a zona urbana e os que a ela estavam ligados se dispersaram. Com isso o enfraquecimento da participação nas atividades comunitárias. Em 21 de junho de 1960 participaram da última missa naquele local, missa que foi celebrada pelo padre César Bianco (…)”, mostra o histórico.

Segundo a historiadora foi no ano de 1976 quando estava pároco de Palmeira o Padre Geraldo Augusto de Oliveira, e este resolveu oficializar aquela comunidade novamente. “Ordenando o ministério à Senhora Reni Helena Antunes Rogalski, e que ela deveria frequentar as missas em Pinheiral de Baixo, para se aprofundar sobre a sua função de ministra da eucaristia. Dali em diante outras pessoas começaram a liderar algumas pastorais da paróquia e a comunidade foi se reconstituindo. Em 1998, em parte das terras que pertenciam aos Malucelli, foram assentadas pelo INCRA, 14 famílias do MST. O restante foi leiloado. Atualmente, na região em que existiu a serraria e as matas, há o predomínio das plantações de soja e o reflorestamento com as espécies exóticas Pinus e eucaliptos. Em 2007 o Monsenhor Domingos Salomão Kahel, vigário paroquial desse período doou para a comunidade um sacrário. Neste período da história a então escola passava por reformas, ganhando características de igreja. Momento a comunidade recebeu de presente uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, doada por uma devota.  Dali em diante passaram a louva-la e venerar a Maria com o título da padroeira do Brasil, Nossa senhora de Aparecida”.

O histórico mostra ainda que no ano de 2010, aquela imagem de São José dos anos de 1930 foi resgatada. “Uma família conserva em altar doméstico, após restaura-la fez a doação para a comunidade. Era São José que voltava ao altar mor da igreja da comunidade em agosto de 2010, permanecendo definitivamente como o padroeira da comunidade. Atualmente vivem em Pinheiral dos Malucelli cerca de 30 famílias onde seus membros se revezam na coordenação das várias pastorais de nossa paróquia. Como as matas dos pinheirais praticamente se acabou, mesmo assim a comunidade mantém sua denominação como Pinheiral dos Malucelli. La se encontro nos dias de hoje uma Igreja com tamanho suficiente para os encontros da comunidade. Seu moradores vivem hoje da agricultura familiar e outras culturas, que sustentam economicamente aquelas pessoas”, finalizou.

Texto com informações de Vera Mayer
Foto: João Borges Júnior/Arquivo PASCOM