Pessoas devem ficar atentas aos gastos de início de ano

Pessoas devem ficar atentas aos gastos de início de ano

Publicado em: 31 dez, 2019 às 9:50

Com 2020 se aproximando, chegam também as contas de início de ano, como IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT), material escolar, uniformes, e Imposto predial e Territorial Urbano (IPTU). Por isso, em especial nesta época, especialistas orientam o gasto consciente para que as dívidas não se acumulem ao longo do ano.
O IPVA e o seguro obrigatório, porém, devem ser pagos em janeiro, entre os dias 23 e 29 de janeiro. Para quem pagar à vista esse imposto incidente sobre veículo automotores, tem o desconto de 3%. Quem optar por fazer parcelado pode dividir em apenas três vezes, sendo a primeira parcela vencendo no mesmo dia do pagamento à vista, e a segunda parcela entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
Quanto ao pagamento do seguro, ele deve ser quitado junto à primeira parcela, neste mês de janeiro, entre os dias 23 e 29. Em 2020, o governo não enviará o boleto e os proprietários devem imprimir ou ir até os bancos credenciados com o número do Renavam do veículo.
Em Palmeira o Secretário de Finanças do município Eloir José Voichicoski confirmou que o pagamento do IPTU será em 10 de março tanto para os contribuintes que optarem pelo parcelamento ou cota única, com desconto de 5%. Medida que deve aliviar os gastos de início de ano.
Janeiro também é conhecido pelas compras de materiais escolares para o início do ano letivo, previsto para fevereiro. A dica principal é a pesquisa entres os estabelecimentos e buscar descontos para os pagamentos à vista.
O cuidado para não fazer dívidas deve ser redobrado. Empréstimo pessoal, cheque especial e rotativo do cartão são opções com taxas de juros mais altas, justamente pela facilidade.
Um estudo realizado em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 59% dos consumidores, por exemplo, desconhecem as taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão de crédito, em caso de atraso no pagamento.