Pegaí supera a marca dos 500 mil livros disponibilizados

Pegaí supera a marca dos 500 mil livros disponibilizados

Publicado em: 6 out, 2022 às 11:34

Um marco para registrar na história do Instituto Pegaí Leitura Grátis: o projeto acaba de ultrapassar a marca de meio milhão de livros disponibilizados no acervo. A iniciativa que surgiu em Ponta Grossa em meados de 2013, expandiu, conquistou espaço e o respeito de pessoas apaixonadas por leitura. Com a missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros, o Pegaí já transita no cenário nacional como referência de projeto que fomenta o hábito de ler e acumula indicações e prêmios de incentivo à leitura.
Além dos 500 mil livros que já circulam pelas 69 estantes do projeto, outros números também merecem destaque. Atualmente, Ponta Grossa e outras 15 cidades do Paraná dispõem de estantes do Pegaí. É o caso de Palmeira, que tem dois espaços com livros a disposição da comunidade, o Franco Supermercado e a Sicredi.
A gerente da cooperativa, Denise Hoinaski Schamne comenta sobre a parceira. ”  A nossa parceria com o projeto ‘Pega aí Leitura Grátis’ começou em março deste ano e já é um sucesso. A comunidade adere muito bem e não somente o público adulto, como também o público jovem. Nós acreditamos que pelo fato de a estante dos livros ficar localizada na nossa área de auto atendimento, não sendo preciso entrar à agência para pegar seu livro isso facilitou bastante o acesso dos nossos associados e também dos que ainda não são nossos sócios”, disse ela.
Denise também destacou alguns dos benefícios da leitura. “Nos dias atuais, nós percebemos que temos muito tempo de tela, tanto de celular, no computador e da televisão. E os livros nos ajudam a sair dessa rotina de ficar somente na frente da tela, nos trazem conteúdos, nos fazem viajar e isso é fascinante. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos”, pontuou.
A gerente lembra que as pessoas interessados em doar livros podem deixá-los na agência Sicredi.  “E para você que se interessou e quer conhecer a leitura, passe na agência Sicredi de Palmeira e pegue seu livro, mas não esqueça de devolver para que novas pessoas também possam utilizar”, convidou Denise.
A dedicação dos voluntários e o apoio da iniciativa privada tem sido fundamental e é uma das peças-chaves para o alcance das metas do Pegaí. Os 138 voluntários ativos e as mais de 120 empresas amigas do projeto são parte integrante dessa escalada de sucesso.

Texto: Bruna Camargo e Elder Scolismoki
Foto: Idomar Cerutti