Pedido da Defensoria Pública quer FGTS corrigido anualmente por índices de inflação do país

Uma medida em tramitação na Justiça pode beneficiar todos os trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Um pedido da Defensoria Pública da União quer que o FGTS seja corrigido anualmente por índices de inflação do país.
Hoje, o dinheiro do FGTS, que pode ficar por anos acumulando em uma conta, é corrigido por uma taxa referencial de juros. O problema é que esta taxa não representa as constantes altas da inflação que o trabalhador amarga nos últimos anos. A TR, como é chamada, acumulou uma alta de 42% nos últimos 20 anos. Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação, acumulou alta de 290% no mesmo período. Na prática, o FGTS poderia render mais se a base de compensação fosse de acordo com os índices de inflação.
De acordo com a Caixa, até o início deste ano já havia mais de 40 mil pedidos na Justiça para a troca de taxa do FGTS e metade deste total já havia sido julgada favorável ao trabalhador. Agora, cabe ao supremo tribunal federal decidir se a atual taxa do FGTS é inconstitucional ou não.
Imagem: Divulgação
Conteúdo Mais News
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais