Pastoral Familiar avalia atividades em meio à pandemia

Pastoral Familiar avalia atividades em meio à pandemia

Publicado em: 12 dez, 2021 às 10:24

As pastorais familiares, são formadas com objetivo de auxiliar em todas as etapas de uma vida ou família. No Brasil, elas começaram a ser sistematizadas a partir de 1989. Em Palmeira o embrião dessa pastoral, foi os cursos de noivos, que no começo eram encontros que ocorriam em um final de semana.
Mais tarde, eles foram organizados em um formato mais personalizado como acontece hoje, onde um agente da pastoral ministra o curso para apenas um casal de noivos por vez. 
Segundo o casal coordenador dessa pastoral em Palmeira, Edilson Pizani e sua esposa Sandra Pizania pastoral foi criada de forma mais efetiva, não se preocupando apenas com a formação dos noivos, mas também com o pós-matrimônio envolvendo toda a família, a partir da década de 90.
Eles comentaram também que as atividades pastorais durante o período de pandemia sofreram algumas alterações e atrasos. “O trabalho na sua essência continuou sendo feito normalmente, como por exemplo: os casamentos comunitários foram cancelados em 2020, mas em 2021  ocorrem cinco celebrações  que supriram a demanda”, disseram.
 O casamento de regularização que deveria ocorrer no ano passado e no mês de maio de 2021, ocorreu em outro formato. “Aconteceu sem o encontro tradicional, mas os casais foram preparados de uma maneira personalizada pelos agentes da pastoral”, explicaram.  
A Semana Nacional da Família, outra atividade importante da pastoral, aconteceu normalmente, através das redes sociais da Paróquia. “Acreditamos que somente duas atividades que fazem parte da programação da pastoral familiar não foram possíveis em 2020 e 21, sendo: formação dos agentes da pastoral, confraternização e acampamento das famílias, que sempre acontecia após a festa da padroeira em dezembro”, comentou o casal. 

Da redação
Foto: Pixabay