Paróquia lança álbum de figurinhas sobre as comunidades

Paróquia lança álbum de figurinhas sobre as comunidades

Publicado em: 11 mar, 2020 às 14:33

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição lança neste ano o álbum de figurinhas “Uma jornada pelas 48 comunidades”. O material produzido pelo designer gráfico e coordenador da Pastoral da Comunicação  (PASCOM) João Borges Júnior, será trabalhado com os catequisandos como forma de destacar o sentimento de paroquialidade.
Em entrevista à Rádio Ipiranga Maximillian Kapp Gorte, coordenadora da catequese na Paróquia, contou que a ideia começou a ser desenvolvida no ano passado, sendo colocada em prática no ano catequético de 2020. “A nossa ideia é trabalhar o sentido de Paróquia, de que todos juntos e unidos se sintam Igreja. É um álbum que vamos trabalhar o conhecimento de cada comunidade para os catequisandos irem se inteirando que eles também têm a comunidade vizinha que faz parte da Paróquia, que não é só a deles isolada. É um trabalho que estamos desenvolvendo com muito orgulho a todos os nossos catequisandos”, disse ela.
Sobre a produção deste projeto, João contou que no ano passado percorreu as comunidades da Paróquia juntamente a coordenadora dos Ministros, Cleusa Czelusniak Woinarovicz em dois dias para fazer as fotos internas e externas das igrejas.  Assim, além das imagens, o álbum possui a data de fundação e padroeiro de cada comunidade e a distância de cada uma até a igreja Matriz.   “Tudo isso para que o catequisando possa olhar a sua comunidade dentro da Paróquia, fazendo com que ele perceba que ele faz parte deste todo. Algo que já estamos fazendo com a Pastoral da Comunicação há um bom tempo, uma identidade paroquial, para que todas as comunidades se sintam parte de um movimento único”, explicou o coordenador da PASCOM.
A coordenadora de catequese também lembrou atividades presentes no álbum e que estimulam as crianças e adolescentes a se sentirem parte da Paróquia e ocupar seu papel na comunidade. “Uma das atividades que o João colocou sobre o ‘ tijolinho’, é sobre o catequisando se colocar como um tijolinho desta igreja viva. Então nosso sentimento e nosso desejo é que ele se desperte a agir dentro da Igreja também. Não apenas cumprir as cinco etapas da catequese, fazer a Crisma e pronto. É ele se inteirar dentro da Igreja e fazer a Igreja acontecer”, destacou Max.
Além de ser trabalhado com os catequisandos, o álbum está disponível também para os demais paroquianos no valor de R$ 15,00 no Expediente Paroquial.

Foto: Bruna Camargo