Paróquia e comunidades do Lago, Vila Rosa e Rocio se preparam para celebrações das padroeiras
A Comunidade do Lago, a segunda mais antiga na Paróquia Nossa Senhora da Conceição se preparar para celebrar a padroeira no próximo dia 21 de novembro. A missa em louvor a Nossa Senhora da Apresentação será às 10h na Igreja da comunidade que fica às margens da PR 151. A partir de 11h30 será servido o almoço com Cupim, Carneiro, Costela e Alcatra e às 15 horas tarde de pasteis.
Tânia Prestes Auer, ministra na comunidade, contou sobre a alegria em celebrar a padroeira. “Acreditamos que essa alegria em poder celebrar novamente o padroeiro da padroeira de forma presencial não é um sentimento exclusivo nosso, mas é de todas as comunidades que também estão retornando com as suas festividades. E só lembrando que nesse no nosso novo normal, precisamos seguir os protocolos de segurança e recomendações da saúde, e para que isso aconteça é necessário que sejam feitas reservas tanto para quem quer ir almoçar no local, quanto para quem leva o almoço para casa”, explicou.
Os paroquianos do Lago serão os primeiros a realizar almoço festivo. Com a pandemia da Covid-19, as festas da comunidade tiveram que ser suspensas, sendo que em algumas ocasiões na Paróquia foram realizados almoços na modalidade drive – thru,
Em março de 2019, a comunidade de Pinheiral de Baixo foi a última a realizar festividades em louvor ao padroeiro São José, antes dos decretos com medidas restritivas de prevenção ao coronavírus. Cátia Gross, uma das integrantes da comunidade de Pinheiral de Baixo, falou da importância deste momento. “Passados esses dois anos onde tivemos momentos de angústia e precisamos nos reinventar para manter acessa a chama da fé e esperança, estamos em momento de expectativa para realização das festas. Esperamos que em março nós possamos realizar a festa em louvor a São José com os devidos cuidados, e proporcionando um ambiente festivo com segurança”, afirmou Cátia.
Programações para novembro deste ano
Tradicionalmente um fim de semana depois das festividades do Lago, a comunidade da Vila Rosa, comemora a padroeira Nossa Senhora das Graças, que é celebrada no dia 27 de novembro. Neste ano, segundo o coordenador Renir Alberich, a programação religiosa na comunidade da Vila Rosa será no dia da padroeira, em um sábado. “O conselho decidiu não fazer festa por segurança, então nós vamos fazer uma tarde de pizza que já está sendo vendida no valor de R$30,00, sendo assada na hora ou para levar para a casa”, contou Renir.
Nesta segunda-feira (15) às 10 horas da manhã, a comunidade Nossa Senhora do Rocio encerra as celebrações em homenagem a sua padroeira. Mário Wieczorek, destacou a programação religiosa deste dia, mas convidou a comunidade para o segundo dia do tríduo, no sábado (13), às 19 horas. “Contamos com a presença dos devotos no sábado à noite também, será uma celebração muito especial e bonita”, finalizou.
Falando em festa, a Paróquia também está nos preparativos para celebrar a padroeira de Palmeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Além do novenário que inicia no dia 29, haverá Missa Solene, no dia 8 de dezembro, e após a celebração, acontecerá um almoço festivo. Os ingressos já estão à venda no Expediente Paroquial ou com membros do CAEP. Além dos kits de churrasco, haverá porções de acompanhamento.
Da redação
Foto: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais