Parlamento Jovem encerra edição 2020-2021 em 2 de dezembro

Parlamento Jovem encerra edição 2020-2021 em 2 de dezembro

Publicado em: 8 nov, 2021 às 15:21

O programa Parlamento Jovem que funciona em Palmeira desde de 2014 e já atingiu 63 alunos das escolas estaduais de cidade, terá sessão de encerramento da edição 2020-2021, no dia 2 de dezembro na Câmara Municipal de Vereadores.
Segundo a coordenadora, Vanessa Albano, o programa  acontece anualmente, e essa edição  foi uma exceção por conta da pandemia, assim o mandato dos vereadores jovens dura apenas um ano. Portanto, no dia 2 de dezembro às 14h será realizada a sessão solene de encerramento do programa, onde os jovens vão receber das mãos dos vereadores padrinhos, um troféu e um certificado de participação com carga horária, a sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Cada edição do programa conta com 9 vagas para parlamentares jovens, para equiparar o número de cadeiras do parlamento, com ao número de vereadores da casa. Essa sétima edição do programa parlamento jovem contou 7 meninas e 2 meninos.
Vanessa contou sobre as últimas atividades dessa edição, que incluem assistir uma Sessão Ordinária. “Assistir uma sessão do parlamento convencional faz parte do calendário de atividades do programa, a intenção é aprimorar o conhecimento daquilo que já foi ensinado e realizado dentro do próprio programa parlamento jovem ou seja visualizar na prática todos os mecanismos que os jovens já aprenderam no regimento interno, como: Uso da palavra explicação pessoal, discussão de projeto”, disse.
Devido à delimitação de presença das pessoas nas sessões plenárias da Câmara, foi estabelecido com medida de enfrentamento a Covid-19  a delimitação de 18 lugares no local, respeitando normas de distanciamento social para a próxima sessão que será na terça-feira (09). “Nós não podemos esquecer que esses jovens são menores de idade e devem ser acompanhados por seus responsáveis”, explicou. 

Aluna do Colégio Getúlio Vargas participante do Parlamento Jovem
Aline de Oliveira tem 15 anos, e conta que o que a motivou a participar do programa foi a oportunidade de fazer a diferença. “Muitas vezes apenas reclamamos que isso ou aquilo está ruim, mas não fazemos nada para ajudar a solucionar o problema, mesmo tão jovem queria ajudar minha cidade, esse programa é um bom começo”, disse.
Ela contou que o seu vereador padrinho é o Gilberto Rogalski, e disse que ele sempre lhe auxiliou com muita atenção nas indicações e requerimentos. “Realmente é um trabalho em conjunto e penso que é muito satisfatório quando vemos uma indicação nossa sendo realizada ou até mesmo respondida pela Prefeitura, essa sensação de ser a voz das pessoas na Câmara é incrível”, comentou.

Eleição para a edição 2022 do Parlamento Jovem
De acordo com Vanessa, o processo será iniciado com uma nova seleção de jovens em fevereiro do ano que vem. “Nós vamos fazer a eleição nas escolas, e uma segunda fase na Câmara municipal, nós temos hoje 16 escolas que participam do programa, cada escola vai enviar um representante para a Câmara, onde eles vão fazer um discurso do por que eles querem ser parlamentares jovens, as 9 melhores médias que vão ser avaliados por uma banca avaliadora na Câmara municipal se tornaram parlamentares jovens e o restante ficará como suplente”, explicou.

Da redação
Foto: Rinaldo Agottani/Ipiranga FM