Parcelamento do Imposto de Renda Pessoa Física não será descontado em débito automático

Em decorrência das inundações que assolaram diversos municípios, o governo determinou a prorrogação dos vencimentos dos impostos federais para os contribuintes afetados pela situação de emergência. Esta medida impacta aqueles que optaram pelo parcelamento e agendaram débito automático para o pagamento das parcelas. O contador Valdomiro Nepomuceno Pawlak comentou sobre as mudanças.
A prorrogação abrange diversos impostos, incluindo o Imposto de Renda de Pessoa Física para os contribuintes que escolheram parcelar o pagamento em até 8 vezes, desde maio até a última parcela em dezembro deste ano. Contudo, o contador destaca que os agendamentos de débito automático para as últimas três parcelas não serão efetuados automaticamente.
Valdomiro Pawlak ressalta que os débitos foram prorrogados para o último dia útil dos meses de janeiro, fevereiro e março do próximo ano. Assim, os contribuintes que utilizam o débito automático precisam estar atentos para evitar possíveis contratempos. ” Os contribuintes que agendaram débito automático devem estar cientes de que esses valores não serão automaticamente debitados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Recomendamos que busquem a emissão das guias de pagamento de forma convencional, se desejarem quitar antecipadamente ou acompanhar o efetivo pagamento nos primeiros meses do ano que vem”, disse Pawlak.
Texto: Da redação
Foto: Receita federal
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais