Paraná registra 46 mortes de macacos por febre amarela

O novo boletim epidemiológico de Febre Amarela divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (29) confirma seis novas epizootias no Paraná. Número de macacos mortos pela doença chega a 46 neste período de monitoramento 2019/2020, que iniciou em julho do ano passado.
As novas confirmações foram na Lapa (cinco mortes de macacos), cidade que faz divisa com Palmeira e que até o momento não possuía epizootias, e em Antônio Olinto (um macaco morto), que já tinha registro.
Entre as cidades com confirmações que fazem divisa com Palmeira estão Ponta Grossa (8), São João do Triunfo (1) e Teixeira Soares (2).
O Paraná não possui casos confirmados de febre amarela em humanos. No momento o Estado trabalha com 16 casos em investigação. “O boletim semanal com casos de epizootias serve para alertar que o vírus está presente nesses locais”, informou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Vacina
A vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses com reforço aos quatro anos e adultos até os 59 anos. Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até nove meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos, a recomendação é que só sejam vacinados com a avaliação de um profissional de saúde. Apenas uma dose da vacina garante a imunidade por toda a vida.
Imagem e informações da Secretaria de Estado da Saúde
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais