Papiros celebra Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia no domingo (21)
No domingo (21) a comunidade do Papirus celebra festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, a programação inicia às 10h com Santa Missa devocional, às 12h acontece o almoço com venda de: Alcatra, filé, frango, leitão, arroz, risoto, farofa, maionese e saladas, às 13h iniciará o bingo e também haverá venda de pastéis, bebidas e artesanato das operárias de Santa Rita.
Segundo histórico realizado pela Historiadora Vera Lucia Mayer, a história da comunidade tem como ponto de partida o ano de 2.003 com uma assinatura de um convênio entre o Estado do Paraná e o município de Palmeira, que contemplou várias famílias de várias regiões de Palmeira. A inauguração se deu em junho de 2006. Dali em diante o Núcleo Habitacional Papiros ficou movimentado. E muita gente realizou o sonho da casa própria (…).
A maioria das pessoas que se mudaram para lá professam a fé católica, assim sendo estava faltando o surgimento de uma comunidade religiosa naquele núcleo de moradores. De uma conversa informal entre integrantes da Legião de Maria e alguns moradores surgiu a ideia de que se formasse uma nova comunidade católica que envolvesse o conjunto habitacional Papiros e os bairros próximos. “Logo houve uma mobilização e em 19 de maio de 2007, mesmo sem a comunidade estar formalizada realizou-se na rua Flávio Santos entre o estacionamento da ITESAPAR e o Mercado Papiros, a primeira celebração – Missa da Ascensão do Senhor – celebrada pelo Padre Antônio Fabris e pela ministra Rosângela Kusiak. Com o apoio de outras comunidades, nesse dia, participaram cerca de cinquenta pessoas que puderam também acompanhar a entrega de capelinhas para as novas mensageiras: Marilene Lopes Pacheco e Terezinha de Jesus do Vale Kauka. O Pároco de Palmeira na época, Pe. Antônio Fabris e o Diácono Luciano Ferreira de Lima prontamente apoiaram a proposta de criação de uma nova comunidade católica em Palmeira e ajudaram os responsáveis a organizar uma assembleia afim de escolher o santo padroeiro e também o Conselho Administrativo”, aponta o material de Vera.
Ainda segundo a historiadora, no dia 24 de junho de 2007 a padroeira escolhida foi Santa Rita de Cássia. A partir daí deu-se início aos trabalhos, criação das primeiras pastorais e os primeiros passos em busca por um terreno onde se pudesse ser construída a capela. A caminhada foi longa até que os tramites legais fossem concluídos, e em 29 de maio de 2009 a documentação estava em ordem, assim a sede da comunidade foi estabelecida.
Texto: Andrea Borges
Foto: Joselba Hass
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais