Palmeirense Douglas Passoni toma posse na Academia de Letras hoje (17)

Palmeirense Douglas Passoni toma posse na Academia de Letras hoje (17)

Publicado em: 17 mar, 2022 às 11:10

A Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), sob a presidência de Neuza Helena Postiglione Mansani, promoverá hoje (17) a posse do músico palmeirense, Douglas Passoni de Oliveira, às 19h no Auditório do Sesc Estação Saudade.

Douglas foi eleito como Segundo Ocupante da Cadeira Nº 8 da entidade, que tem como patrono Bento João D’Albuquerque Mossurunga, Oney Barbosa Borba (membro fundador) e Wilson Jerônymo Comel (primeiro ocupante). “É uma grande honra tomar pose na cadeira cujo patrono é o grande Compositor e Maestro Bento João Mossurunga. Estudei piano desde pequeno em Palmeira, hoje sigo com ensino da música e também me dedico a pesquisa, o meu olhar a pesquisa sempre foi de compositores dos Campos Gerais, seja de Palmeira, Ponta Grossa e de outras cidades, que tem uma produção riquíssima e é nossa gente”, explicou o músico.

Com as suas produções sendo públicas em diversos veículos e livros, no pleito a vaga, Douglas foi eleito com a maioria dos votos em dezembro do ano passado. “Hoje tomo posse nesta instituição que eu tenho muito orgulho de ser mais um filho da Palmeira a integrar ao lado de grandes nomes. A nossa música é riquíssima e merece ser conhecida por todos”, comentou Douglas

Sobre o Músico
Douglas Passoni de Oliveira, é natural de Palmeira, e deu início aos estudos de piano com a Professora Clery Zeni de Oliveira (Palmeira), aos oito anos de idade. Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na turma 2007/2010 (com outorga de láurea acadêmica) e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL).

Atualmente é vice-presidente do Centro Cultural Professor Faris Michaele. Douglas dedica-se a pesquisas na área da música brasileira, sobretudo, da música produzida nos Campos Gerais, resgatando compositores dos séculos XIX e XX. Autor de dois livros com obras para piano de Gabriel de Paula Machado (Ponta Grossa) e Maria Eunice Baptista Ceccatto (Palmeira), ambos publicados em 2012. Com frequência publica textos sobre efemérides musicais da região e suas diversas outras linhas de pesquisa.

Texto Andrea Borges com informações cedidas pelo entrevistado
Foto: Daymon Grocheviski