Palmeira terá novo Pronto Atendimento e reabertura da maternidade é anunciada

Durante visita a Palmeira nesta quarta-feira (15), o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou duas importantes conquistas para a área da saúde no município: a construção de uma nova unidade do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e a reabertura dos serviços de maternidade no Hospital de Palmeira.
De acordo com o secretário, o novo PAM seguirá o projeto padrão do Governo do Estado, com investimento de R$ 4,5 milhões em obras e mais R$ 2,5 milhões destinados à aquisição de equipamentos como ar-condicionado, enxoval hospitalar e aparelho de raio-x. “Palmeira vai ganhar uma dessas unidades completas, prontas para melhor atender a população”, afirmou Beto Preto.
Além do pronto atendimento, outro destaque foi a confirmação do compromisso do Governo do Estado com a reabertura dos partos no hospital municipal, uma antiga demanda da comunidade. O serviço de maternidade será retomado com a realização de partos de baixo e médio risco, atendendo não apenas Palmeira, mas também municípios vizinhos. Para isso, o hospital, que retorna à administração da prefeitura, passará por adequações exigidas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
“Gestação não é doença, gestação é saúde. Mas no final da gestação é natural a ansiedade da mãe, pensando em onde seu filho vai nascer, se será bem acolhida. Nosso compromisso é garantir um parto digno, seguro e humano”, destacou o secretário.
Durante o evento, Beto Preto fez questão de agradecer o empenho do prefeito Altamir Sanson, que esteve diversas vezes em Curitiba para tratar do assunto, e dos deputados estaduais Moacir Fadel e Mabel Canto, que também contribuíram para viabilizar os recursos. “Sem o apoio dos deputados estaduais, não conseguimos avançar. A eles, nosso reconhecimento em nome do Governo do Estado e do governador Ratinho Junior”, declarou.
Vacinação contra a gripe liberada para todos
Na oportunidade, Beto Preto também reforçou a importância da vacinação contra a gripe, que agora está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. “Não pode sobrar vacina no final da campanha. Vamos vacinar antes do friozão chegar, para estarmos todos protegidos”, convocou o secretário. Ele também destacou a disponibilidade da vacina contra a COVID-19 nas unidades de saúde.
Por fim, o secretário elogiou a cidade e o trabalho da imprensa local, destacando o papel fundamental dos veículos de comunicação durante a pandemia. “A Rádio Ipiranga, com seus 77 anos, é um exemplo de credibilidade. A imprensa teve papel essencial para levar orientação e acalmar os corações das pessoas”, finalizou.
Foto: Bruna Camargo/Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Palmeira realiza Dia D da Multivacinação neste sábado, 10 de maio
A Prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (10) o Dia D da Campanha de Multivacinação. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população, reforçando a importância da imunização Leia Mais
Município registra 28 casos confirmados de dengue
A Vigilância em Saúde de Palmeira divulgou na manhã de ontem (05) os dados atualizados sobre a dengue no município. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Palmeira, até o momento foram registradas 209 notificações da doença, com 28 casos confirmados. Destes, 27 são autóctones — ou seja, contraídos dentro Leia Mais